Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Coutinho, Fernando (D.)

 [N. ? ? m. Reigada, 1634] Foi 9º marechal de Portugal, alcaide-mor de Pinhel, comendador de Cinco Vilas e senhor da vila de Reigada. Por morte do seu irmão Álvaro, menor, sucedeu na capitania da Graciosa a seu pai D. Fernando, confirmado por carta de 4.9.1593.

As circunstâncias da sucessão na casa dos Coutinhos, no cargo de marechal e de capitão da Graciosa, por ter sucedido ao irmão morto «menino» (como dizem os nobiliários) tem levado a confusões na numeração dos capitães da Graciosa. Parece, porém, que não se conhecendo nenhum diploma régio que confirme ou nomeie D. Álvaro Coutinho como capitão, este D. Fernando deve ser considerado o 6º capitão, aceitando-se, assim, a informação de fr. Diogo das Chagas.

Teria, aliás, sido neste período confuso que Leão de Espínola foi provido em ouvidor do capitão por carta de 25.8.1585, em vagatura do cargo de capitão.

Morreu D. Fernando Coutinho sem geração legítima e a capitania reverteu para a Coroa, bem como a dignidade de marechal, terminando estes cargos na casa Coutinho. J. G. Reis Leite (2002)

Bibl. Arquivo dos Açores (1981), 2ª. ed., Ponta Delgada, Universidade dos Açores, IV: 371. Chagas, D. (1989), Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores. Ponta Delgada, Universidade dos Açores: 460-461. Moraes, C. A. (s.d.), Pedatura Lusitana. Porto, Liv. Fernando Machado, III, 1.