Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Costa, Francisco Carreiro da

 [N. Lagoa, S. Miguel, 06. 03. 1913 - m. Ponta Delgada, 29.6.1981] Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde concluiu a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas, com a dissertação ?O descobrimento e o reconhecimento dos Açores?, em 1940. Neste ano regressou aos Açores para desenvolver intensa actividade político-administrativa, científica e educativa.

Presidiu à direcção da Acção Católica de Ponta Delgada e pertenceu à Comissão de Distrito da União Nacional, depois Acção Nacional Popular. Nesta qualidade participou, em Maio de 1944, no Congresso da União Nacional com a comunicação ?Autarquias insulares e suas relações com o poder central?.

Foi vogal da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada (1940-41); Presidente da Câmara Municipal da Lagoa (1942-43); Procurador eleito da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada integrando a respectiva Comissão Executiva (1943); vice-presidente da Comissão Reguladora dos Cereais do Arquipélago dos Açores, desde 1944 até ao fim da instituição; vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (1952-1955).

Em 1959, foi nomeado, pelo Secretário Nacional da Informação, presidente da Comissão Regional de Turismo das ilhas de S. Miguel e Santa Maria, função que desempenhou durante dez anos, ocupando-se, principalmente, da propaganda e do apetrechamento turístico das duas ilhas.

Todavia, foi à etnologia dos Açores que se dedicou apaixonadamente. Os vários cargos que ocupou permitiram que realizasse uma obra exaustiva de descoberta, recolha e coordenação dos valores da tradição regional que elaborou com método e pertinácia e que divulgou largamente.

Entre 1941 e 1952, foi professor provisório na Escola Industrial e Comercial Velho Cabral. Posteriormente, viria a leccionar a disciplina Sociedade e Cultura Açorianas no Instituto Universitário dos Açores, desde a sua instalação. As lições proferidas foram editadas com o título Esboço histórico dos Açores, em 1978.

Foi membro fundador do Instituto Cultural de Ponta Delgada (1944), a cuja direcção pertenceu até à sua morte, e do Instituto Açoriano de Cultura (1956). Integrou a Sociedade de Estudos Açoreanos Afonso Chaves (desde 1941) e o Núcleo Cultural da Horta (desde 1956). Presidiu à delegação em Ponta Delgada da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e foi sócio correspondente do Instituto Histórico da Ilha Terceira

Co-director e editor do semanário A Ilha (Ponta Delgada) (1940-41) e director do diário Correio dos Açores (Ponta Delgada) (1941), colaborou, intensamente, nas revistas Açoreana e Instituto e no Boletim da Comissão Reguladora dos Cereais do Arquipélago dos Açores, de que foi redactor principal e editor, desde 1945, e onde publicou os seus trabalhos mais importantes. Afonso (1985, II: 384-431) inclui uma lista de artigos publicados.

Entre Abril de 1945 e Maio de 1974, publicou, semanalmente, no Emissor Regional dos Açores, mil quinhentas e vinte oito palestras subordinadas ao tema geral ?Tradições, Costumes e Turismo nos Açores?.

Participou nas Primeira, Terceira e Quarta Semanas de Estudos dos Açores, em 1961, 1964 e 1965, com as comunicações ?Religiosidade do povo açoriano através do seu folclore?, ?Potencialidades turísticas dos Açores? e ?Breve história das manifestações culturais dos Açores?, respectivamente.

Personalidade marcante e influente na sociedade açoriana do seu tempo, colaborou no Dicionário de História de Portugal e na Enciclopédia Luso-Brasileira. Manteve correspondência com personalidades e instituições nacionais e estrangeiras. Era Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, desde 1973. Luís M. Arruda (2002)

Obras principais. (1945), Os Açores e o problema cerealífero português do século XV. Sep. do Boletim da Comissão Reguladora dos Cereais do Arquipélago dos Açores, 1. (1949), Terminologia agrícola micaelense. Sep. do Boletim da Comissão Reguladora dos Cereais do Arquipélago dos Açores, 3-9. (1978), Esboço histórico dos Açores. Ponta Delgada, Instituto Universitário dos Açores. (1989), Etnologia dos Açores, ed. Rui de Sousa Martins. Lagoa, Câmara Municipal.

 

Bibl. Afonso, J. (1985), Bibliografia Geral dos Açores. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura. II: 384-431. Martins, R. S. (1989), Prefácio In Costa, F. C., Etnologia dos Açores. Lagoa, Câmara Municipal, 1.