Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Costa, Félix José da

 [N. Angra, 27.2.1819 ? m. Ibid., 17.1.1887] Feitos os estudos na cidade de Angra, trabalhou como ajudante da pagadoria militar da ilha Terceira, oficial do Governo Civil e advogado da provisão de Angra. Politicamente, esteve ligado ao Partido Histórico e ao Partido Progressista, tendo sido suspenso do emprego público, em 1847, e deportado para a Graciosa. Acabou por ser reintegrado em 1851. Foi várias vezes procurador à Junta Geral do Distrito. Como jornalista, foi proprietário e redactor de O Insulano, tendo coordenado e colaborado noutras publicações: *Angrense, *Boletim Oficial do Distrito Administrativo d´Angra do Heroísmo, *Crónica da Terceira, Revista Universal de Lisboa, etc.. Foi agraciado com as comendas da Ordem de Cristo, de Nossa Senhora da Conceição e de Santiago, condecorado com a medalha de D. Pedro e de D. Maria. Era sócio honorário da Academia Filomática do Rio de Janeiro e de outras instituições literárias. Dedicou-se a pequenos estudos de história local, nomeadamente biografias e outros textos de evocação do movimento liberal. Carlos Enes (2002)

Obras Principais (1834), O Triunfo da Causa da Liberdade. Angra, Imp. da Prefeitura. (1841). Memória histórica do horrível terramoto que destruiu a vila da Praia da ilha Terceira em 15 de Junho de 1841. Angra do Heroísmo, Imp. da Administração Geral. (1842), Noticia biographica de Francisco d´ Ornellas da Câmara Paim. Angra do Heroísmo, Tip. do Angrense. (1844), Memória biográfica do terceirense João de Ávila. Angra do Heroísmo, Typ. do Angrense. (1845), Memória estatística e histórica da ilha Graciosa. Angra do Heroísmo, Imp. de Joaquim José Soares. (1847), Memória sôbre a Antiga Academia Militar da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo. (1858), Noticiário da honrosa visita de Sua Alteza Sereníssima o sr. Infante D. Luis à ilha Terceira. Angra do Heroísmo, Typ. de M. J. P. Leal. (1867), Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Os seus títulos, edifícios e estabelecimentos públicos. Angra do Heroísmo, Tip. do Governo Civil. (1870), Tributo à memória do Conde da Praia da Vitória. Ponta Delgada, Typ. da Gazeta do Povo.

 

Bibl. Dias, U.M. (1931), Literatos dos Açores. Vila Franca do Campo, Emp. Tip. Lda. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (s.d.), Lisboa/Rio de Janeiro, Ed. Enciclopédia Lda, VII: 872.