Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Cortesão, Jaime Zuzarte

 [N. Ançã, Cantanhede, 24.4.1884 ? m. Lisboa, 14.8.1960] Um dos mais emblemáticos historiadores dos descobrimentos portugueses e figura destacada da cultura e da política portuguesa da primeira metade do século XX.

Na sua obra histórica, os Açores ocupam lugar importante desde logo na consolidação da contestada teoria da ?política do sigilo?, começada com o segredo das ilhas e depois com o estudo do condicionalismo da navegação à vela no Oceano Atlântico e com a questão do descobrimento casual da América. O seu interesse por este último tema trouxe luzes decisivas para o conhecimento da descoberta do grupo ocidental do arquipélago dos Açores, com o célebre estudo A viagem de Diogo de Teive e Pero Vasquez de la Frontera ao Banco da Terra Nova (1933).

Escreveu o prefácio para a obra de Jacinto Monteiro, Passagem de Colombo por Santa Maria, em que emite juízo equilibrado e defensor de Cristóvão Colombo. J. G. Reis Leite (2002)

Obras principais sobre os Açores (1960), Prefácio In Monteiro, J., A passagem de Colombo por Santa Maria. Sep. de Ocidente, 58. (1960), A Política de Sigilo nos Descobrimentos. Lisboa, Comemorações do V centenário do Infante D. Henrique. (1965), A Expansão dos Portugueses no Período Henriquino. Lisboa, Portugália. (1966), Os Descobrimentos Pré-Colombianos dos Portugueses. Lisboa, Portugália.