Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Corte-Real, Jerónimo de Utra

Segundo filho do primeiro matrimónio de Manuel de Utra Corte-Real com Maria Vicente. Casado com D. Margarida de Azevedo, filha do cavaleiro Afonso Figueira. Perante a morte do irmão, Gaspar de Utra *Corte-Real, prosseguiu o pleito iniciado por este e sua mãe na pretensão à posse da capitania das ilhas do Faial e Pico, reivindicada desde a morte de Manuel de Utra *Corte-Real, em 1553.

As alterações políticas de 1580 e as novas teias clientelares daí resultantes favoreceram as antigas aspirações desta família sobre a posse da capitania. Assim, a 15 de Junho de 1582, Filipe II reconheceu Jerónimo Utra Corte-Real como herdeiro legítimo e concedeu-lhe o governo das ilhas do Faial e Pico, provavelmente influenciado pelo parentesco existente entre ele e Margarida Corte-Real, sua prima e herdeira das capitanias das ilhas Terceira e S. Jorge, casada com o governador do reino D. Cristóvão de Moura. Morreu em 1614. Susana Goulart Costa (Mai.2001)

Bibl. Arquivo dos Açores, (1980-1984), Ponta Delgada, Universidade dos Açores. Chagas, D. (1989), Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores. Angra do Heroísmo/ Ponta Delgada, Secretaria Regional da Educação e Cultura/ Universidade dos Açores. Cordeiro, P. A. (1981), História Insulana das Ilhas a Portugal Sujeytas no Oceano Occidental. Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Educação e Cultura. Frutuoso, G. (1978), Livro Sexto das Saudades da Terra. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada. Maldonado, P. M. L. (1990), , Fenix Angrence. Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira, 2 vols. Montalverne, A. (1988), Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 3 vols.