Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Carvalho, José Adriano Borges de

 [N. Praia da Vitória, ilha Terceira, 26.7.1947] Frequentou o seminário em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, desistindo de ser padre. Cumpriu o serviço militar na Guiné e ingressou no curso de Direito da Universidade de Lisboa, que completou em 1974. Foi adjunto da administração local, na Secretaria Regional da Administração Pública (1977-1980), passando nesse ano a exercer a advocacia.

Na política, distinguiu-se de sobremaneira por ter sido o principal fundador e chefe do PPD/PSD na ilha Terceira, após o 25 de Abril, e por ter dado um contributo notável na montagem da estrutura regional daquele partido, mas sempre dentro de uma visão crítica e independente, designadamente liderando o chamado ?grupo da Terceira?. Nunca aceitou qualquer cargo governativo nos governos regionais, mas foi sucessivamente eleito deputado, pelo círculo da sua ilha, à Assembleia Regional, entre a I e a VI legislaturas (1976 a 1992), chefiando o grupo parlamentar.

Por discordância política, abandonou o partido em 1992 e nas eleições regionais desse ano liderou uma frente política chamada emblematicamente ADA (Aliança Democrática dos Açores), de oposição ao seu antigo partido, mas que não teve o êxito esperado, ainda que tenha conseguido a sua eleição. Abandonou desde então a política activa. Foi vogal da Junta Regional, formada na sequência da manifestação de 6 de Junho de 1975 e presidida pelo general Altino de Magalhães, ocupando a vogalia das Finanças, mas demitiu-se no final desse ano por discordar das pressões feitas sobre a Junta J. G. Reis Leite (2001)

 

 

 

Adenda
(…)
A 26 de agosto de 1975 tomou posse como vogal da Junta Regional dos Açores para a Coordenação Económica e Finanças, foi adjunto do Secretário Regional da Administração Pública para o sector da Administração Local entre 1977 e 1978, e foi presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata de 1976 até junho de 1992. Como deputado exerceu as funções de presidente das Comissões de Assuntos Sociais, Assuntos Internacionais, Organização e Legislação, Comissão Eventual para a Revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, Comissão Eventual de Inquérito e Comissão Eventual para a Apreciação dos Projetos de Revisão Constitucional e relator da Comissão de Organização e Legislação.
Foi membro da Assembleia Municipal da Praia da Vitória de 2009 a 2013, exerceu o cargo de presidente da Assembleia Geral da Associação das Crianças Deficientes da Praia da Vitória, da Filarmónica União Praiense, do Sport Clube Lusitânia e da União Desportiva Praiense.
Exerceu a profissão de advogado de 1980 a 31 de dezembro de 2018, data em que se reformou. Ranu Costa (2022)