Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Cartaxo, visconde do

GENEALOGIA Título concedido a Luís Teixeira de Sampaio, por decreto de 12.6.1860, que foi ampliado por mais uma vida por decreto de 21.2.1862. O primeiro visconde do Cartaxo nasceu a 20.1.1788, em Angra, ilha Terceira, filho de Francisco José Teixeira de Sampaio, fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo e negociante de grosso trato em Angra, e de sua segunda mulher D. Eulália Floriana de Melo Carvão, que também foram pais do primeiro conde da Póvoa e barão de Teixeira. Luís Teixeira de Sampaio foi, como os seus familiares, negociante de grosso trato, e contratador-geral do tabaco. Ocupou o posto de capitão-de-milícias no termo de Lisboa, teve o foro de fidalgo da Casa Real por alvará de 14.2.1862, acrescentado a moço fidalgo por alvará subsequente de 14.2.1862. Casou em 1813 com D. Emília Ferreira de Campos, filha de João Ferreira de Campos, igualmente um grande negociante e proprietário, e de sua mulher D. Vitorina Le Couvreur. Morreu em Lisboa a 8.3.1865.

Sucedeu-lhe no título (por cedência dos direitos do primeiro titular e em verificação de segunda vida) D. Cristina Helena Pita de Sampaio, nascida a 2.5.1840, em Angra do Heroísmo, filha do primogénito dos primeiros viscondes, Luís Teixeira de Sampaio, do conselho de S. M. F., deputado entre 1853 e 1869, governador civil de Angra do Heroísmo e comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e de sua mulher D. Adelaide de Bettencourt Pita. Casou a 28.10.1874 com o seu tio paterno Eduardo Teixeira de Sampaio, bacharel formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, diplomata e secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que não sucedeu no título. Manuel Lamas (2001)

HERÁLDICA Esquartelado: o 1º de azul, com uma cruz potenteia e vazia de ouro, que é de Teixeiras; o 2º esquartelado: o I e IV de ouro, com uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho; o II e III enxaquetado de ouro e negro, de sete peças em faixa e oito em pala; bordadura de vermelho, carregada de oito fuzis de cadeia, abertos, em forma de SS, de prata, que é de Sampaios; o 3º de ouro, com seis crescentes invertidos de azul, que é de Amarais; o 4º de azul, com cinco flores-de-lis de ouro, dispostas em sautor, que é de Guedes. Coroa de Visconde. Luís Belard da Fonseca (2001)