Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Carneiro, Roberto Artur da Luz

 [N. Cascais, 10.5.1947]. Filho de Artur dos Santos Carneiro e de Nydia Maria da Luz, passou a infância e adolescência na cidade de Angra do Heroísmo, para onde seus pais foram residir, tendo aí frequentado a escola primária e o ensino secundário oficial no então Liceu Nacional de Angra do Heroísmo sendo sido o aluno melhor classificado até ao presente, já que completou o 7º ano com 20 valores (Prémio Nacional para o melhor aluno finalista de Liceu em 1964-65). Licenciou-se em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, com a classificação de 18 valores, onde viria a ser assistente (1970-74). É mestre em Economia da Educação pela London School of Economics e em Desenvolvimento Curricular pela Universidade de Coleraine do Reino Unido, sendo doutor honoris causa em Educação e fellow pelo King?s College da Universidade de Londres. Assessor do Ministro dos Negócios Estrangeiros em 1978, seria posteriormente nomeado Secretário de Estado da Educação (1980-81), Secretário de Estado da Administração Regional e Local (1981-83) e Ministro da Educação (1987-91).

Como reputado especialista em temas da Educação, Recursos Humanos e Desenvolvimento, tem desenvolvido uma intensa carreira internacional como consultor sénior do Banco Mundial para projectos da América Latina, Caraíbas e Europa Central e Ocidental, da OCDE, da UNESCO, do Conselho da Europa, e da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi também conselheiro da União Europeia para o planeamento e novas tecnologias de informação (vice-presidente do Fórum Europeu para a Sociedade da Informação), educação e desenvolvimento de recursos humanos (vice-presidente do Grupo de Reflexão sobre Educação-Formação, junto da Comissão Europeia). No Conselho da Europa foi relator principal do projecto ?O futuro da Educação Europeia (Estruturas e Políticas?, consultor especial para a Reforma Educacional na Rússia (1997) e consultor de Educação, Finanças, Governo e Administração na Bósnia e Herzegovina (1999). Na OCDE é perito das unidades de Educação, Prospectiva e Políticas Públicas, tendo sido ainda perito-examinador das políticas educativas da França, Japão e Turquia. Entre as várias responsabilidades assumidas no quadro da UNESCO foi membro da Comissão Internacional para a Educação no Século XXI.

Paralelamente tem desenvolvido uma intensa actividade académica em universidades portuguesas e estrangeiras, proferindo cursos e conferências, sendo actualmente Professor da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Direcção do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), da mesma universidade. Foi director-geral no Ministério da Educação (1978-79), vice-presidente do Instituto Nacional de Administração (1983-92), presidente da TVI-Televisão Independente (1992-1996), presidente do Terràvista, SA (1999-2001) e presidente do Grupo Fórum (desde 1996).

Tem dirigido inúmeros projectos de investigação, quer no âmbito do CEPCEP, quer de outros prestigiados organismos oficiais nacionais e internacionais.

Publicou cerca de 350 artigos, comunicações e livros, quase todos sobre temas ligados à Educação. É director das enciclopédias educativas Activa Multimédia (13 volumes e 7 CDROM) e Educar Hoje (6 volumes), foi director do jornal de educação Colóquio/Educação e Sociedade da Fundação Calouste Gulbenkian (1997-99), é membro do Conselho Editorial da European Journal of Education (desde 2001) e dirigiu a Memória de Portugal. O Milénio Português, editado pelo Círculo de Leitores (Lisboa 2001). Artur Teodoro de Matos (Mar.2002)

 

Obras principais (1971), A Carta Universitária ? Análise da Experiência Francesa. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa. (1971), O VI Plano Francês e a Educação. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa. (1972), O Planeamento Educacional Quantitativo. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa. (1977), A Organização do Desenvolvimento Curricular em Portugal. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 5 vols. (1979), Educational Reforms: Experiences and Prospects. Paris, UNESCO. (1983), Regionalização ? Ensaios. Lisboa, Instituto Fontes Pereira de Melo. (1984), Brasil: Planeamento Estratégico de Longo Prazo. Brasília, Banco Mundial. (1984), Fundamentos da Análise Prospectiva e do Planeamento Estratégico. Ensaio de aplicação à formulação da Política Educacional. Lisboa, Ministério da Educação. (1984), S. Tomé e Príncipe: Educação ? Análise e Estratégia Sectorial. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. (1985), Ciclo do Projecto ? Esboço de Manual. Lisboa, Gabinete de Cooperação Económica Externa/ Ministério das Finanças e do Plano. (1985), Preparação de Programas de Desenvolvimento Regional: Tecnologia de Projectos. Oeiras, Instituto Nacional de Administração. (1985), República da Guiné-Bissau: Educação ? Análise e Estratégia Sectorial. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 3 vols. (1985), República de Cabo Verde: Educação ? Financiamento, Administração, Formação de Professores, Inovação e Desenvolvimento Curricular. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2 vols. (1987), Desenvolvimento dos recursos humanos em Portugal: Cenários até 2005. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento/ Ministério da Educação e Cultura. (1987), Educação e Emprego: Uma Leitura de Modernização. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. (1993), Ensino Livre: Uma Fronteira da Hegemonia Estatal. Porto, Ed. Asa/ Instituto Humanismo e Desenvolvimento. (1993), Examen de la Politique Éducative de la France. Paris, OCDE. (1993), The Curriculum Redefined. Schooling for the 21st Century. Paris, OCDE. (1993), The evolutionary dynamics of education systems. Paris, UNESCO. (1996), Para uma casa comum da educação europeia. Varsóvia, Comissão Europeia. (1998), Activité sportive et liberté spirituelle Paris, UNESCO. (1999), Achieving a minimum learning platform for all. Tessalónica, Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional. (1999), Making the Digital Economy work in Macau. Macau, Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau, 2 vols. (1999), Education in Bosnia and Herzegovina. Estrasburgo, Conselho da Europa. (2000), Educação 2020: O futuro da Educação em Portugal. Lisboa, Ministério da Educação/ Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento, 4 vols. (2000), Aprender e Trabalhar no Século XXI. Lisboa, Direcção-Geral do Emprego e Formação Profissional/ Ministério do Trabalho e Solidariedade. (2000), As Indústrias de Conteúdos Culturais em Portugal. Lisboa, Ministério da Educação/ Ministério da Cultura. (2001), Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. (2001), Desajustamentos entre Ganhos e Habilitações na Economia Portuguesa. Lisboa, Direcção-Geral do Emprego e Formação Profissional/ Ministério do Trabalho e Solidariedade.

 

 

 

Adenda
(…)
Foi presidente do Conselho de Administração da Fundação Escola Portuguesa de Macau (1998-07), do Instituto Fontes Pereira de Melo (1983-86) e do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento, UMIC (2004-05); Vice-Presidente do Instituto Nacional de Administração (1983-91); Membro do Conselho Geral da Fundação Calouste Gulbenkian (1997-2001), do Conselho Consultivo do Centro Científico e Cultural de Macau e é, desde 2005, do Conselho Económico e Social como personalidade independente.
Foi diretor do Jornal "TEMPO" (Jornal Universitário 1965-70), presidente da Assembleia Geral da Rumos, SA (1996-2005) e é presidente do Conselho de Administração da Forum SGPS (desde 1996) e do Conselho de Administração da Eduweb SGPS (desde 2005).
Exerceu os cargos de Coordenador científico do Observatório da Imigração, ACIME (2002-05), de Presidente do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Estatísticas da Sociedade da Informação (INE, 2004-05) e ainda de Diretor de investigação de dezenas de projetos de âmbito nacional e internacional.
Integrou diversos Painéis de Avaliação de cursos universitários (Fundação das Universidades) e de concursos de investigação (FCT- Área de Artes e de Estudos sobre Migrações).
Tem cerca de 400 artigos, "papers" e livros publicados sobre Educação, Gestão Pública, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, História, Prospetiva, Desenvolvimento dos Media, Sociedade da Informação e temáticas contemporâneas. Coordenador Geral da coleção Biografia dos Reis de Portugal (34 volumes) e Coordenador do Manual Escolar Tecnologias da Informação e da Comunicação 9º/10º anos (Lisboa Editora, 2004-05).
É ainda doutor Honoris Causa em Educação pela Universidade Aberta e em Ciências Humanas pela Universidade Católica Portuguesa.
A 8 de junho de 2009, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a 10 de maio de 2017, por ocasião do seu 70.º aniversário, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Ranu Costa (2022)