Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Zurara, Gomes Eanes de

[N. Ribatejo, c. 1410/1420 ? m. ?, c. 1474] Guarda-mor da Livraria Real, cronista, comendador da Ordem de Cristo e cavaleiro da Casa Real. Era filho do cónego Joan Eanes de Zurara e foi educado sob a protecção de D. Afonso V. Em documento datado de 24 de Março de 1451, já surge como cavaleiro da Casa Real e cronista régio e, em 1454, substituiu Fernão Lopes como guarda-mor da Torre do Tombo. Em 1467, viajou até Alcácer Ceguer, em Marrocos, para preparar a redacção da sua crónica dedicada a D. Duarte de Meneses. De entre as várias crónicas que escreveu, aquela que mais interessa à história dos Açores é a chamada ? desde a edição de 1841 ? Crónica do Descobrimento e Conquista da Guiné ou, simplesmente, Crónica da Guiné, que parece ter sido construída a partir de dois textos, um dos quais uma crónica perdida de Afonso de Cerveira. A narrativa da Crónica do Descobrimento e Conquista da Guiné foi redigida ainda em vida do Infante D. Henrique e nela, pela primeira vez, o Navegador foi associado à exploração atlântica e às viagens de descobrimento. No entanto, o cronista nada refere quanto ao descobridor dos Açores, apenas mencionando que o Infante, no ano de 1445, mandou Gonçalo Velho povoar S. Miguel e Santa Maria, data que sabemos hoje estar incorrecta. Deste modo, a crónica de Zurara confirma apenas, tal como Diogo Gomes nas suas memórias, que o descobrimento das ilhas dos grupos oriental e central dos Açores e o seu posterior povoamento resultaram do envio de caravelas para o oceano ocidental por ordem de D. Henrique. José Damião Rodrigues

Obra. (1978-1981), Crónica dos Feitos Notáveis que se passaram na Conquista de Guiné por Mandado do Infante D. Henrique. Lisboa, Academia Portuguesa da História, 2 vols..

 

Bibl. Pintassilgo, J. (1994), ZURARA, Gomes Eanes de. In Luís de Albuquerque (dir.), Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses. Lisboa, Caminho, II: 1096-1097. Saraiva, A. J. (1981), ZURARA, Gomes Eanes de. In Joel Serrão (dir.), Dicionário de História de Portugal. Porto, Livraria Figueirinhas, VI: 358-359.