Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Viveiros, Américo Natalino

[N. Rabo de Peixe, ilha de São Miguel, 6.2.1950] Estudou na Escola Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, e frequentou o curso de Contabilidade e Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Fez o serviço militar na Guiné (1974).

Exerceu as funções de gerente comercial, até 1977, é gestor e técnico oficial de contas e director e proprietário dos jornais Correio dos Açores, Atlântico Expresso e da Revista Açorianísima.

Tornou-se militante do então PPD, em 1974, sendo uma das figuras mais proeminentes desse partido nos Açores, onde exerceu cargos de direcção política tanto na ilha de São Migue, como vice-presidente da Comissão Política dessa ilha como também na estrutura regional. Foi o primeiro secretário-geral do PSD e vice-presidente da Comissão Política Regional até 1995. Concorreu à Presidência do PSD nos Açores, em 2005m, e em 2007, sendo contudo derrotado.

Na sua carreira política foi eleito deputado à Assembleia Constituinte nas listas do então PPD, no círculo de Ponta Delgada. Fez parte da Comissão que na Constituinte elaborou o título da Constituição de 1976 referente às Regiões Autónomas. Integrou paralelamente a comissão nomeada pela *Junta Regional, em 1975, para elaborar o projecto de Estatuto Provisório da Autonomia dos Açores.

Voltou a ser eleito deputado à Assembleia da República em 1976, mas não chegou a cumprir o mandato por ter sido nomeado em 1977 secretário regional do Comércio e Indústria do I Governo Regional dos Açores, ocupando a mesma pasta no II Governo Regional dos Açores (1980-1984). Como secretário regional do Comércio e Indústria dinamizou o projecto geotérmico dos Açores, tendo-se inaugurado a 1984 a primeira central eléctrica de produção geotérmica, em São Miguel. Criou a Empresa de Electricidade dos Açores e vários outros projectos estruturantes na região.

Em 1984 foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Empresa d Electricidade dos Açores (EDA) tendo-se constituído no seu mandato a central do Caldeirão em São Miguel, a central do Belo Jardim, na Terceira e a nova central do Pico.

Foi nomeado secretário regional da Habitação e Obras Públicas do IV Governo regional dos Açores (1988-1992) e para a mesma pasta do V Governo Regional (1992) sendo em 1993 criada a Secretaria Regional da Habitação, Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Foi substituído em 1994. No seu mandato para além do programa de requalificação das estradas regionais, foram lançadas as obras do porto da Praia da Vitória, do porto das Flores e do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

Em 1995 abandonou a vida política activa dedicando-se à gestão empresarial privada. J. G. Reis Leite

 

 

Adenda
(…)
Em 2007 a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores atribuiu a Américo Natalino Viveiros a Insígnia Honorífica Açoriana de Reconhecimento.
Foi candidato à liderança do PSD/Açores nas eleições regionais de 2008.
Em 2013, apresentou em Ponta Delgada um livro de sua autoria intitulado 6 de junho: um marco na rota da autonomia dos Açores. Ranu Costa (2022)