Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Twain, Mark

[N. Florida, Missouri, Estados Unidos da América, 30.11.1835 ? m. Redding, Connecticut, Estados Unidos da América, 2.4.1910] Efémera quanto ao acontecimento que está na sua génese, ou seja a permanência em breve escala do Quaker City pelo porto da Horta, no ano de 1867, a associação do nome de Mark Twain à ilha do Faial perdurará no entanto longamente, já que na sua obra Innocents Abroad, fixou em páginas algo desagradáveis para os visados, extensa descrição sobre aspectos que achou mais pitorescos na curta visita realizada àquela ilha, com base em vários artigos publicados em jornais americanos, à medida que a sua viagem progredia.

A escala de Mark Twain pela Horta, tem origem num desvio imprevisto do vapor Quaker City, quando atravessava o Atlântico para realizar anunciada excursão à Europa e Terra Santa, acontecimento que mereceu larga publicidade nos jornais americanos da época. Como argumento publicitário muito apelativo, previa-se que aos passageiros seria dado o privilégio de partilharem da companhia do herói da Guerra da Secessão, General Sherman. Todavia, os cerca de 70 passageiros não teriam de facto a prometida oportunidade, pois o general, de facto, não embarcaria.

Ao longo da sua viagem, Samuel Clemens ? este o verdadeiro nome do celebrado autor ? escreveria numerosos artigos para jornais americanos como o New York Tribune, o San Francisco Daily Alta California, o Philadelphia Press e outros, dando conta das suas impressões como turista em curta estadia pela Horta de meados de Oitocentos, não resistindo, no entanto, ao exercício de um humor repassado de algum preconceito. Posteriormente, em 1869, reuniu em livro os artigos publicados, a que deu o nome de Innocents Abroad. Não obstante a fugaz permanência na Horta, a cidade faialense mereceria, entre todas as escalas do cruzeiro realizado pelo Quaker City, a mais alargada cobertura jornalística de Mark Twain. Ricardo Manuel Madruga da Costa

Bibl. Costa, R. M. M. (1989), Açores. Western Islands. Um contributo para o estudo do turismo nos Açores. Horta, Direcção Regional de Turismo. A Horta na rota do mais famoso cruzeiro do século XIX (1997), in Horta. Ponta Delgada, Publiçor ? Publicações & Publicidade, L.da: 22-32. Dabney, R. L. (compil.) [1899], Annals of the Dabney family in Fayal. [Boston], ed. for private circulation. Ganzel, D. (1968), Mark Twain Abroad. The Cruise of the Quaker City. Chicago; London, The University of Chicago Press. Twain, M. (1984), The Innocents Abroad. New York, Ed. Literary Classics of the United States.