Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Ponte, Joaquim Carlos Vasconcelos da

[N. Angra do Heroísmo, 6.6.1956] Estudou no liceu da sua cidade natal, que completou em 1978. Licenciou-se em Farmácia e Análises Clínicas na Faculdade de Farmácia de Lisboa (1980) sendo proprietário da Farmácia Vasconcelos, em Angra do Heroísmo, que herdou do avô materno.

Ainda estudante liceal aderiu ao PSD, sendo seu fundador e organizador da JSD e em Lisboa (1977-1980) membro da Comissão Política Nacional daquela organização. Em 1980, regressado aos Açores, foi promotor do primeiro Congresso da JSD e eleito seu presidente (1980-1984).

Eleito deputado à Assembleia Legislativa Regional pelo círculo da Terceira para a II Legislatura (1980-1984), acumulou com o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário Regional dos Assuntos Sociais.

Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo por dois mandatos, em 1984 e em 1989. Em 1986 foi membro do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e entre 1990 e 1993 presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.

Entre 1992 e 1996 presidiu à Comissão Política da ilha Terceira do PSD e integrou a Comissão Política Regional (1992) e foi seu vice-presidente.

Voltou a ser eleito deputado à Assembleia Legislativa Regional em 1992, com mandato suspenso para continuar a liderar a Câmara de Angra e em 1996, sempre pelo círculo da Terceira, tendo nesta legislatura sido eleito vice-presidente do parlamento (1996-1998). Presidiu à Comissão Permanente de Política Geral e Assuntos Internacionais. Eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo dos Açores para a VIII Legislatura, em 1999, foi reeleito em 2002, na sequência da dissolução do parlamento, e em 2005. Tem integrado diversas comissões parlamentares, nomeadamente a Comissão Eventual da Revisão Constitucional que preparou a revisão de 2004, considerada muito importante para a Autonomia Regional, e de Defesa Nacional, onde é membro da representação permanente na Assembleia Parlamentar da NATO. José Guilherme Reis Leite

 

 

 

Adenda
Tem uma participação política bastante ativa que inclui ter sido membro da comissão Permanente de Saúde e Toxico-Dependência, membro da Comissão Permanente de Ética, membro do Grupo de Amizade Portugal-Roménia e membro do Grupo de Amizade Portugal-EUA entre 1999 e 2002. Entre 2002 e 2005 foi membro da Comissão Permanente de Assuntos Europeus e Política Externa, da Comissão Permanente de Execução Orçamental, da Comissão Permanente de Agricultura, Desenvolvimento e Pescas e Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República (2004-2005). Entre 2005 e 2015 exerceu o cargo de Deputado à Assembleia da República na X, XI e XII Legislaturas e fez parte da Comissão Permanente de Defesa Nacional e da Comissão Permanente de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Foi membro da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo de 2015 a 2019.
Integrou ainda várias delegações internacionais, tais como a Delegação Permanente da Assembleia Parlamentar da NATO, integrando a Comissão de Economia e Segurança e a Comissão de Ciência e Tecnologia, e ainda o Grupo Especial do Mediterrâneo e Médio Oriente.
Socialmente, faz parte de diversas associações, nas quais exerceu vários cargos de direção, nomeadamente, Presidente da Direção do Lawn Ténis Club da Ilha Terceira, Presidente da Assembleia Geral da Irmandade de Nossa Senhora do Livramento de Angra do Heroísmo e Presidente da Sociedade Tauromáquica Progresso Terceirense.
Continua a ser profissional de farmácia na Farmácia Vasconcelos, da qual é proprietário, sendo sócio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Nacional das Farmácias. Ranu Costa (2022)