Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Teles, José Prudêncio [J. P. T. de Utra Machado]

[N. Horta, 22.8.1804 ? m. ?, 1882] Juiz. Era filho natural do coronel José Telles Machado. Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra (1826), foi despachado juiz de fora na ilha do Pico (1927). Estabelecido o governo constitucional na ilha do Faial, foi, interinamente, juiz de fora nesta ilha, nomeado pelo conde de Vila Flor, com posse em 25 de Junho de 1831. Não tendo conseguido entrar no quadro da magistratura criado no âmbito da reforma de Maio do ano seguinte, partiu para a ilha Terceira onde estabeleceu banca de advogado.

Nesta ilha, era delegado do Procurador Régio quando foi candidato a deputado pelo distrito, com António Moniz Corte Real, na lista dos cartistas, às eleições de 1845. Derrotado pelos cabalistas, ainda neste ano, foi transferido para a ilha do Pico.

De novo na ilha Terceira, integrou a Junta Governativa criada pelo pronunciamento militar de 22 de Abril de 1847 a favor da Junta do Porto. Restabelecido o governo monárquico constitucional, a Junta de Angra autodissolveu-se, em 28 de Julho seguinte, e Prudêncio Teles foi perseguido e passado à disponibilidade.

Em 1858, foi nomeado procurador régio junto da Relação dos Açores e em 1859, juiz de direito da comarca do Pico. No ano seguinte foi empossado como juiz de direito da comarca de Angra do Heroísmo, promovido a juiz de 1.ª classe e transferido para o continente onde exerceu em comarcas de 2.ª e de 1.ª classes.

Ainda em Coimbra, foi iniciado na Maçonaria, na Loja A Revolta, mas é desconhecida a sua actividade nas Lojas do Faial e da Terceira. Usou o nome simbólico João Leste.

Quando na ilha Terceira, em 1833, casou com D. Violante Telles de Utra Machado, filha de D. Francisca Cordélia de *Sousa e de Estácio Machado d?Utra Teles, oriundo de Angra, coronel do Regimento de Milícias do Faial, sobrinho paterno do referido José Telles Machado.

Foi durante a sua estada naquela ilha que obteve o códice de frei Diogo das Chagas, Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores. Luís M. Arruda

Bibl. Lopes, A. (2008), A maçonaria portuguesa e os Açores 1792-1935. Lisboa, Ensaius. Macedo, A. L. S. (1959), Faialenses distinctos. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 2, 1: 117-118. Leite, J. G. R. (2007), Teotónio de Ornelas. [Angra do Heroísmo], Instituto Açoriano de Cultura. Rosário, F. G. (2005), Memória genealógica das famílias faialenses. Angra do Heroísmo, Instituto Açoriano de Cultura.