Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Souza, John B

[N. Fall River, Massachusetts, 12.7.1920] Um de sete filhos do casal Francisco Benevides Sousa e Maria Pavão Arruda, ambos naturais da Bretanha, São Miguel, que emigraram para os Estados Unidos na última década do século XIX. Distinguiu-se como jogador de futebol popularizando-se com o nome de ?Clarkie? Souza. Integrou a selecção dos Estados Unidos que participou no Campeonato Mundial de Futebol de 1950, disputado no Brasil, que ficou célebre pela ainda hoje recordada vitória por 1-0 sobre a Inglaterra que afastou os ingleses da competição.

?Clarkie? Souza começou a distinguir-se como futebolista na década de 40 em representação da do Ponta Delgada Club, de Tiverton, Rhode Island, uma das melhores equipas de futebol de todo o país. Em representação do ?Ponta?, foi finalista da US Open Cup em 1946 e 1947 e ganhou a US Amateur Cup em 1946, 1947 e 1948. ?Clarkie? Souza era a vedeta da equipa, tendo sido chamado a integrar a selecção dos Estados Unidos por 14 vezes.

Em 1947 ?Clarkie? Souza fez parte da selecção dos EUA que participou no campeonato norte-americano, defrontando as selecções do México e Cuba. Integrou ainda a selecção olímpica dos EUA que participou nos Jogos Olímpicos de Londres (1952) e Helsínquia (1956). Mas foi a sua participação no campeonato mundial de 1950 que o tornou famoso, ao ser considerado um dos melhores jogadores do torneio. Fez parte da selecção dos EUA que, em 1952, defrontou a selecção da Escócia, em Glasgow, perante 107.765 espectadores. Integrou várias selecções dos EUA que defrontaram, em encontros de carácter particular, as melhores equipas mundiais, como o Liverpool, Celtic, Inter, Manchester United, Stuttgard, Eintracht Frankfurt, AIK Sctockolm, entre outras.

Ao regressar do Mundial do Brasil, ?Clarkie? Souza passou a representar a equipa semi-profissional German-Hungarians, de New York, onde terminou a sua carreira.

Foi casado com Leonilde Medeiros, nascida em Fall River e também filha de emigrantes de São Miguel. É pai de duas filhas, Marsha e Judith Souza, residentes em Pensilvânia, onde também reside presentemente. Manuel Adelino Ferreira