Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Sousa, João Duarte de

[N. Velas, ilha de São Jorge, 23.10.1862 ? m. Angra do Heroísmo, 29.05.1909] Foi um autodidacta e desde muito novo escrivão na Câmara Municipal da sua vila e depois secretário da mesma Câmara (1886).

Foi elemento destacado do Partido Regenerador e por isso afastado do seu cargo camarário pelos adversários políticos, depois de escassos oito anos de exercício, passando a residir em Angra do Heroísmo com a família. Nesta ilha foi administrador do concelho da Praia da Vitória e ainda secretário da Polícia Repressiva da Emigração Clandestina.

Publicou em 1897 um trabalho sobre a história e a topografia da ilha de São Jorge, intitulado Ilha de São Jorge. Apontamentos históricos e Descrição Topográfica, hoje uma raridade bibliográfica, que conheceu uma segunda edição preparada por Artur Teodoro de Matos. Dedicou-se ao jornalismo colaborando em O Ilhéu, de São Jorge, e A Terceira, ambos órgãos do seu partido. João Afonso, recolheu e publicou em livro um conjunto de crónicas publicadas em A Terceira (1898), intituladas Reminiscências Velenses. Usa de prosa escorreita e em ambos os escritos transmite informações do maior interesse para a história da ilha de São Jorge, pois era um observador arguto e bem informado.

O seu conterrâneo, Silveira Avelar, na sua obra A ilha de São Jorge (Açores), de 1902 é um crítico impenitente das insuficiências da obra de J. Duarte de Sousa. J. G. Reis Leite

Obras. (1897), A ilha de São Jorge. Apontamentos históricos e descripção topogaphica. Angra do Heroísmo, Emp. Typ. Lyth. União [2.ª ed., Velas, Câmara Municipal das Velas (com prefácio de Artur Teodoro de Matos e índice remissivo de Luís Pinheiro)]. (1992), Reminiscências Velenses. O folhetim com o texto completo de «A Terceira». Velas, Câmara Municipal das Velas [com prefácio de João Afonso].

 

Bibl. Afonso, J. (1992), Nota preambular in Reminiscências Velenses. O folhetim com o texto completo de «A Terceira». Velas, Câmara Municipal das Velas. Matos, A. T. (2003), Prefácio in A ilha de São Jorge. Apontamentos históricos e descripção topogaphica. Velas, Câmara Municipal das Velas: VII-XI.