Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Sousa, Francisca Cordélia de

[N. Matriz, Horta, 29.3.1781 (cf. Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, Registo de baptismos, Liv.6, fl. 158, Matriz da Horta) ? m. ?, ?] Poetisa. Filha de Manuel Inácio de *Sousa, dele herdou o talento literário, particularmente para a poesia epigramática. Também escreveu prosa e traduziu algumas obras das línguas inglesa, francesa e italiana. Todos os seus trabalhos são dados como perdidos devido à falta de imprensa na Horta (cf. Lima, 1943: 555). Era casada com Estácio Machado d?Utra Teles, oriundo de Angra, coronel do Regimento de Milícias do Faial (Rosário, 2005).

Este nome foi inscrito na lápide toponímica da cidade da Horta em vez daquele de Hermenegilda Telles de *Lacerda dado pelo Município da Horta, em reunião ordinária realizada a 19 de Março de 1986 (Câmara Municipal da Horta, Livro de Actas, 120: 134). A atribuição do nome Francisca Cordélia de Sousa foi feita, por rectificação, em sessão daquele Município de 25 de Maio de 2006 (Câmara Municipal da Horta, Livro de Actas, 2006). Luís M. Arruda

Fontes: Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, Registo de baptismos, Liv. 6, Matriz da Horta. Câmara Municipal da Horta, Livro de Actas, 120. Câmara Municipal da Horta, Livro de Actas, 2006.

 

Bibl. Lima, M. (1943), Anais do Município da Horta. Vila Nova de Famalicão, Oficinas Gráficas Minerva. Rosário, F. G. (2005), Memória genealógica das famílias faialenses. [Angra do Heroísmo], Instituto Açoriano de Cultura.