Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Soares, José Pedro

[N. Lisboa, cerca de 1763 ? m. Ponta Delgada, 25.1.1845] Por volta de 1790 veio para Ponta Delgada, na função de professor régio de Gramática Latina, escrevendo várias obrinhas de apoio à sua missão. Ficou conhecido sobretudo como poeta neoclássico e segundo alguns críticos de inspiração pouco brilhante. Foi, contudo, um poeta muito fértil e dos poucos que antes de haver imprensa nos Açores publicou parte substancial da sua obra.

Segundo Pedro da Silveira, o melhor da sua poesia está naqueles poemas em que canta os prazeres da vida e da boa mesa e onde invoca petiscos e iguarias açorianas. Usa o soneto mais frequentemente.

Foi também tradutor de poetas latinos, principalmente as Éclogas de Virgílio (1800), as Tristes de Ovídio, perdidas e os Sagrados Hinos da Igreja (1806). J. G. Reis Leite

Obras principais. Didáctica. (1790), Orthografia latina, ou regras para escrever e pronunciar com acerto a lingua latina. Lisboa, Regia Off. Typ. (1802), Gramatica latina figurada, confrontado com a gramática materna. Lisboa, Off. De Simão Thaddeo Ferreira. (1817), Prosadia novíssima reduzida a compêndio: regras precisas de acentos para se pronunciarem acertada e fundamentalmente as palavras latinas com um epigrama das regras das quantidades das syllabas. Lisboa, Of. de Simão Thadeo Ferreira.

Poéticas. (1815), Poesias compostas a diversos assumtos. Lisboa, Typ. De António Rodrigues Galhardo, 2 tomos. (1816), Poesias recitadas por ocasião dos festejas públicos na cidade de Ponta Delgada da ilha de São Miguel, Lisboa, Of. de Simão Thaddeo Ferreira. (1823), Elegia à morte do illustre deputado Manuel Fernandes Thomas. Lisboa, Typ. Rollandiana. (s.d.), Parmatória para os meninos e meninas estudantes. Obra metrificada. Lisboa, Imp. Alcobia.

Traduções. (1800), Éclogas de Virgílio, traduzidas em verso rimado com notas. Lisboa, Offic. De Simão Thaddeo Ferreira. (1806), Os sagrados hymnos da Igreja, dispostos em latim por ordem alphabetica e traduzidas em portuguez com a medição dos seus versos, explicações e notas. Lisboa, Off. De Simão Thaddeo Ferreira, 2 tomos.

 

Bibl. Leite, J. G. R. (1986), Dois sonetos inéditos de José Pedro Soares, Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLIV: 519.520. Silva, I. (1973), Dicionário Bibliográfico Português. 2.ª ed., Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, V: 91-92; XIII: 161. Silveira, P. (1997), Antologia da poesia açoriana do século XVIII a 197. Lisboa, Sá da Costa: 78-81.