Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Serrão, Joaquim Veríssimo

[N. Santarém, 8.7.1925] É um dos mais eminentes historiadores portugueses da segunda metade do século XX. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Universidade de Coimbra (1948), foi leitor de Cultura Portuguesa na Universidade de Toulose (1950-1960), onde se doutorou (1953) e obteve o doutoramento na Universidade de Coimbra (1956). Passou a assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1961) e professor extraordinário da secção de História. Foi director do Centro Cultural Português de Paris (1967-1972) e neste último ano prestou provas para catedrático na Faculdade de Letras de Lisboa. Exerceu o cargo de reitor da Universidade de Lisboa (1973-1974). Presidiu à Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Santarém e presidiu à Academia Portuguesa de História (1975-2006).

Tem uma vastíssima obra historiográfica (de que se destaca a História de Portugal, com vários capítulos dedicados aos Açores) reconhecida e premiada no país e no estrangeiro e a sua bibliografia abrange temas da história nacional e do Brasil e relações culturais com Universidades de França e de Espanha.

É sócio de inúmeras associações e academias nacionais, brasileiras e estrangeiras e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Montpellier (1974) e Complutense de Madrid (1995).

Mostrou desde cedo um grande interesse pelos Açores, pela sua história e pela sua cultura, visitando as ilhas várias vezes e participando em colóquios. É sócio honorário do Instituto Histórico da Ilha Terceira. A sua tese de doutoramento sobre D. António Prior do Crato, hoje uma obra clássica, é fundamental na historiografia açoriana. J. G. Reis Leite

Obras de interesse directo açoriano. (1956), O reinado de D. António prior do Crato. Coimbra, Imp. da Universidade. (1995), As cidades como expressão e responsabilização do poder (século XV), Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, LIII: 85-98.