Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Organização cronológica a partir de um trabalho do investigador Carlos Enes.

1845


São Miguel - Marcellin Turpin
Terá sido o primeiro daguerreotipista a desembarcar em Ponta Delgada, anunciando a sua actividade na hospedaria de João António Rodrigues. Todos os dias, tirava fotografias das 10 horas da manhã às 3 horas da tarde, ao preço de 4$800 réis. Acabou por residir na ilha, vivendo do ensino da língua francesa.

1853


São Miguel - António Ferreira Borralho
Um dos primeiros açorianos a envolver-se com a fotografia, como amador, terá sido o médico natural da ilha do Faial, que viveu e faleceu em São Miguel neste ano, intoxicado com drogas utilizadas no processo de revelação fotográfica.

1857


São Miguel - Dubois
Um cidadão francês de nome Dubois apresentou-se na cidade de Ponta Delgada como “acreditado artista e dentista, bem conhecido do povo lisbonense”. Fazia retratos a daguerreotipo - a fusco ou coloridos - e encarregava-se também de ensinar a retratar.

1860-1869


São Miguel, Terceira e Faial - Fotógrafos estrangeiros
Embora por vezes exercendo actividades complementares, os primeiros profissionais da Fotografia instalaram-se nesta década nas cidades de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, e na Horta, ilha do Faial. Paralelamente registou-se a presença em São Miguel de Jacques Wunderli, Eduardo Kauphl e Schenk, enquanto que por Angra do Heroísmo passou Suliev, que fazia fotografia colorida. No final da década, Carlos F. J. Reeckell teve estabelecimento montado temporariamente nas três cidades do arquipélago, transmitiu os seus conhecimentos a vários aprendizes, e terá dado um contributo fundamental para a introdução da fotografia na cidade da Horta.

1861


Terceira - Nestor Ferreira Borralho
Um anúncio referia a existência de um fotógrafo, instalado na rua de Santo Espírito, e posteriormente na rua do Galo (em 1864), em Angra do Heroísmo. Terá sido, provavelmente, Nestor Ferreira Borralho, o único fotógrafo existente na cidade em 1867, filho do médico da ilha do Faial, António Ferreira Borralho, um dos primeiros açorianos a envolver-se com a fotografia, como amador, na ilha de São Miguel.

Clique para ver fotografia

São Miguel - Mariano José Machado
Natural da ilha de São Jorge mas radicado na cidade de Ponta Delgada, onde foi discípulo de Miller e em conjunto com Nesbitt abriu um estúdio, realizou uma viagem à sua ilha natal, para fotografar.

Clique para ver fotografias

Terceira - Severino João de Avelar
Radicado na cidade de Angra do Heroísmo, fez uma viagem a Londres, onde provavelmente obteve conhecimentos de fotografia. Viria a abrir um estúdio fotográfico na ilha, em 1876.

1868


São Miguel - Mariano José Machado / Almanaque das Bellas Artes
Publicou no Almanaque das Bellas Artes, um artigo sobre a fotografia. Este almanaque tem a particularidade de ter sido, provavelmente, a primeira publicação com fotografias coladas: uma vista panorâmica das Furnas e outra da doca de Ponta Delgada.

Terceira - Carlos Severino de Avelar - Galeria Photographica
Residente na cidade de Angra do Heroísmo, dedicou-se ao ensino de línguas e abriu um estúdio de fotografia. De famílias naturais da Horta, esteve no Brasil em 1858, quando tinha 14 anos de idade, e em 1872 foi-lhe passado um passaporte para Madrid e Paris. Aí deve ter aprofundado os seus conhecimentos, acabando posteriormente por se fixar em Lisboa.

1869


São Miguel - Carlos F. J. Reeckell – Um “Fotógrafo Volante”
De passagem na ilha, oferece os seus serviços por um curto período de tempo.

Clique para ver fotografias

1870


Santa Maria - Mariano José Machado
A primeira experiência de aplicação da fotografia em livros terá sido feita por Mariano José Machado. Publicou um pequeno livro, no qual descreve uma visita a Santa Maria, onde passou quase três meses tirando “239 retratos de fotografias e ambrotypo”. Neste livro também colou dois retratos: um do próprio autor e uma vista de Vila do Porto.

São Miguel - António José Raposo - Photographia Artística
Terá sido ensinado pelo fotógrafo Reeckell. Estabeleceu-se na rua da Esperança, em Ponta Delgada, e anunciou que se comprometia a tirar retratos melhores que qualquer outro fotógrafo que tivesse passado pela cidade. Proprietário da Photographia Artística, ensinava também a arte de fotografar e anunciava que tinha em sua posse os clichés do seu antecessor na mesma casa – Reeckell - pelos quais fazia reproduções. É muito provável que algumas fotos mais antigas atribuídas hoje a António José Raposo sejam reproduções do seu mestre, Reeckell.

Clique para ver fotografias

Terceira – José Paim de Menezes
Na Vila da Praia da Vitória fazia fotografia em vidro e papel.

1874


Terceira – Carlos Augusto Mendes Franco - Photographia Terceirense
Neste ano já se faziam retratos na Photographia Terceirense, de Carlos Augusto Mendes Franco.

Clique para ver fotografias

1875


São Miguel - Livro de poemas Phantasia
Cinco anos após a primeira experiência de aplicação da fotografia em livros feita por Mariano José Machado, seguiu-se outra no livro de poemas Phantasia, da autoria de Maria Belmira de Andrade, natural de São Jorge.

Faial - “Barraca fotográfica” , de Severino João de Avelar
Na cidade da Horta, Severino João d´Avelar, completou a “sua barraca fotográfica” e prontificava-se a tirar retratos a preços mais baixos que qualquer outro fotógrafo. Este estabelecimento deve ter durado pouco tempo, porque em 1876 o fotógrafo já residia em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Faial - Domingos Mendes de Faria - Photographia Nacional
Na cidade da Horta, Domingos Mendes de Faria, natural do continente português, dirigia a Photographia Nacional, na Alameda da Glória.

São Miguel - José Pacheco Toste – Photographia Central
Natural da Ribeirinha, na ilha Terceira, residiu desde jovem em São Miguel e aí aprendeu a arte da fotografia com Mariano Machado. Neste ano abriu a Photographia Central, tendo antes exercido a actividade como fotógrafo ambulante.

<%-- Clique para ver fotografia
--%>

Terceira – Severino João de Avelar - Photographia Avelar
Um anúncio referia a abertura da Photographia Avelar, de Severino João de Avelar, fotógrafo acabado de chegar de Lisboa.

Clique para ver fotografia

Faial – João Augusto Laranjo
Na cidade da Horta o fotógrafo já exercia actividade, produzindo retratos esmaltados ou sem esmalte, em lâmina de aço.

Clique para ver fotografias

1877


Terceira – Manuel de Sá e Silva - Photographia Popular
Natural do concelho da Feira, em Aveiro, foi residir para Angra do Heroísmo, na qualidade de técnico de uma fábrica de papel e acabou por tomá-la de arrendamento, até à altura em que os proprietários lhe aumentaram a renda para valores insustentáveis. Para manter uma recordação, solicitou a um fotógrafo uma fotografia do edifício. Porém, ao protestar pelo preço elevado que lhe queriam cobrar, o fotógrafo respondeu-lhe que “Fazer fotografia não é fazer papel!”, ao que Sá e Silva ripostou que ”Hei-de fazer fotografia como faço papel”. E assim o fez, montando a casa comercial de relojoaria e fotografia na Rua da Sé, em Angra do Heroísmo, onde hoje se ergue o edifício da Confederação Operária Terceirense. Posteriormente, mudou para a Rua de Santo Espírito com a mesma designação de Photographia Popular.

Clique para ver fotografias

1878


Faial – Exposição Agrícola e Industrial
Na cidade da Horta foram expostas três fotografias de Samuel Dabney e outras de Domingos Mendes de Faria.

1879


Faial – Laureano P. da Silva Correa - Photographia Americana
Na cidade da Horta estava em funcionamento a Photographia Americana, de Laureano P. da Silva Correa.

Clique para ver fotografia

1880


Faial – Família Dabney
Numa viagem de iate por várias ilhas do arquipélago, elementos da família Dabney fizeram registos fotográficos em várias ilhas. A presença dos Dabney na cidade da Horta, ilha do Faial, entre 1806 e 1892, ficou marcada pelo seu contributo para a introdução da fotografia. O patriarca John Dabney foi o primeiro cônsul dos Estados Unidos no arquipélago dos Açores, e homem de negócios em vários ramos. Os descendentes, gente culta e viajada, interessaram-se pela fotografia, registando aspectos da paisagem e dos costumes faialenses, mas também de outras ilhas do arquipélago. Rose, Raoul, Roxana e Samuel Dabney conheciam os modernos processos da arte e o seu espólio, ainda preservado, constitui um precioso elemento de estudo sobre os Açores.

Clique para ver fotografias

1882


São Miguel - Exposição Agrícola e Industrial
Na exposição agrícola e industriai da cidade de Ponta Delgada, por ocasião do centenário da morte do Marquês de Pombal, apareceram apenas dois retratos fotográficos coloridos a óleo por A. M. Vasconcelos e uma fotografia da autoria de Luís de Sousa Vasconcelos.

1884


São Miguel - Francisco de Arruda Furtado
O biólogo Francisco de Arruda Furtado terá sido o primeiro a aplicar a fotografia num estudo antropológico a nível nacional (Materiais para o estudo antropológico dos povos açoreanos, 1884), reproduzindo numa página várias fotografias com tipos fisionómicos de camponeses micaelenses. O mesmo procedimento foi seguido por outro açoriano, residente em Lisboa, o bacteriologista Aníbal Bettencourt nos seus relatórios científicos.

1887


São Miguel - Antero de Quental
Na cidade de Ponta Delgada, José Pacheco Toste e António Raposo fotografam o poeta Antero de Quental.

1890-1899


São Miguel - Photographia Mendonça
Nos finais do século XIX já estava aberta ao público em Ponta Delgada a Photographia Mendonça, no Largo da Matriz, propriedade de António Correia Mendonça.

Clique para ver fotografias

Santa Maria - Januário Soares de Figueiredo
Em Vila do Porto, tendo aprendido a arte da fotografia em Boston, abriu um estabelecimento comercial que se manteve em actividade até finais dos anos ´20.

1891


Terceira – José Júlio Rodrigues – Fotografia à luz de magnésio
Teve lugar uma experiência realizada por José Júlio Rodrigues, professor da Escola Politécnica de Lisboa, nos túneis de lava da ilha, onde foram feitas as primeiras fotografias à luz de magnésio. Lente da cadeira de Química Mineral, durante a sua estadia na ilha realizou várias visitas de estudo, fazendo registos fotográficos.

1895


Faial - Irmãos Manuel e José Goulart - Edição de catálogo
Manuel Goulart embarcou para a América em 1889 e regressou aos Açores seis anos depois trazendo consigo uma máquina fotográfica. Manuel e o irmão José tornaram-se figuras de referência na história da fotografia insular. Fizeram uma digressão pelo arquipélago e desta viagem resultou a edição de um catálogo de “Vistas e Costumes dos Açores, Madeira e Portugal”.

Clique para ver fotografias

São Miguel - Exposição Agrícola e Industrial
Na cidade de Ponta Delgada teve lugar uma exposição colectiva de fotografia da autoria de Mariano Gaspar Teixeira, António José Raposo, Maria Victoria, Xavier Raposo, Ernesto Brown, José Pacheco Toste, Francisco Afonso Chaves e Duarte d´Andrade Albuquerque Bettencourt.

1896


Terceira – Abraham Aboboht - Photographia Angrense
Tornou-se conhecido por ter fotografado Gungunhana na sua chegada a Angra do Heroísmo. Também se dedicou à fotografia embora fosse essencialmente um desenhador e pintor que executava retratos a crayon, desenhos de móveis e outros trabalhos, como por exemplo o pano de boca do Teatro Angrense, os vitrais dos Paços do Concelho e retratos a óleo de várias personalidades. Em Angra do Heroísmo, abriu a Photographia Angrense, numa fase posterior.

Clique para ver fotografia

1897


Terceira – António José Leite
Nascido no Porto, deslocou-se ainda jovem para a ilha Terceira como empregado de balcão de um comerciante também nortenho. Ali casou em 1897, em Angra do Heroísmo, e ali se estabeleceu como comerciante de fazendas e ourivesaria. Fotógrafo amador, recorreu à objectiva nos tempos difíceis para compensar dificuldades financeiras, mas acabou por revelar-se um dos melhores artistas do seu tempo.

Clique para ver fotografias

1898


São Miguel - Sociedade Propagadora de Notícias Micaelenses
Com a fundação da Sociedade foram editados postais de António Raposo, como meio de propaganda turística. José Leite e José Goulart lançaram também postais da sua autoria.

Clique para ver fotografia

1900-1909


São Miguel - Fotografia Artística e High-life
No início do século XX surgiram em Ponta Delgada mais dois fotógrafos: Jácome Pacheco Toste, com a Fotografia Artística, e Manuel Joaquim de Matos, com a High-life, que se manteve em funcionamento até finais dos anos ´30.

Clique para ver fotografias

Terceira - João Inácio Bettencourt
Na Vila da Praia da Vitória exerceu a profissão de fotógrafo.

1900


Faial - José Goulart- Galeria Photographica
Na cidade da Horta, fundou a Galeria Photographica, de sociedade com José Luís Lemos. Foi um dos pioneiros da fotografia a cores em Portugal. Após a sua morte, a família continuou a actividade e preserva ainda o seu espólio.

Clique para ver fotografia

São Miguel - José Pacheco Toste
O fotógrafo realizou uma viagem aos Estados Unidos da América com o objectivo de aperfeiçoar métodos de trabalho na área da fotografia.

1901


São Miguel – Exposição colectiva
Com grande sucesso teve lugar na cidade de Ponta Delgada uma exposição colectiva de fotografia por ocasião da visita de D. Carlos.

Terceira – Carlos Augusto Mendes Franco
Natural da ilha Terceira, este fotógrafo foi premiado com a medalha de ouro na exposição realizada na cidade de Ponta Delgada por ocasião da visita régia. Em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, ofereceu em mão própria ao rei D. Carlos uma fotografia panorâmica da costa Sul da Terceira, desde a ponta de São Mateus até à Baía da Salga.

Terceira – António José Leite
O fotógrafo, embora radicado na ilha Terceira, participou numa exposição na cidade de Ponta Delgada, com vários postais (os conhecidos postais da Loja do Buraco, nome do seu estabelecimento comercial na cidade de Angra do Heroísmo), que tiveram grande divulgação. Pela qualidade do seu trabalho obteve a mercê de usar o título de Fotógrafo da Casa Real.

Clique para ver fotografias

1902


Flores - Francisco da Silveira Bettencourt d´Avelar
Em Santa Cruz iniciou a actividade de fotógrafo.

1903


Graciosa - António Terra da Silveira
Foi um dos mais conhecidos fotógrafos da ilha do Pico, mas vamos encontrá-lo temporariamente em Santa Cruz da Graciosa, em 1903, e posteriormente a partir de 1917.

1904


Terceira - António Luís Lourenço da Costa - Photographia Lourenço
Na cidade de Angra do Heroísmo, António Luís Lourenço da Costa abriu um estabelecimento comercial, na rua do Galo, em Angra do Heroísmo, e fez uma viagem a Paris, onde aperfeiçoou os seus conhecimentos técnicos de fotografia.

Clique para ver fotografias

1905


Terceira - César de Matos Serpa
Na Vila da Praia da Vitória surgiu como fotógrafo, actividade que manteve até 1940, exercendo paralelamente a profissão de relojoeiro.

Pico - Manuel Dias Lima e Francisco Xavier Bettencourt da Silveira
Na Madalena e em São Roque, respectivamente, desenvolveram actividade de fotógrafos até 1921 e 1925.

Flores - Amadores
Em Santa Cruz são referenciados como fotógrafos amadores Braz Teodoro da Costa e João de Fraga Peixoto; Filomena Adelina da Silva, como profissional, manteve a actividade até 1953.

1907


Terceira - Galeria
Na cidade de Angra do Heroísmo, foi inaugurada uma galeria de retratos com 33 personalidades açorianas.

1908


Faial - Thiago Romão de Sousa - Photographia Popular
Na cidade da Horta fundou a Photographia Popular, que funcionou até aos anos ´40. A continuidade do trabalho foi exercida pela sua afilhada, Elvira, até aos anos ´60. O acervo do fotógrafo caracteriza-se essencialmente por retrato de estúdio, mas também por fotografia de agrupamentos musicais, nomeadamente filarmónicas, e reportagem, incluindo a da visita régia à cidade da Horta em 1901.

Clique para ver fotografias

Pico - Alfredo Lacerda Ribeiro, António Lacerda e Eugénia Sarmento
Na Madalena surgiram com actividade comercial na fotografia, enquanto Eugénia Sarmento a desenvolveu como amadora.

1910


Terceira – Sebastião do Canto e Castro / Loja do Buraco
Exposição das primeiras experiências com fotografia a cores, da autoria de Sebastião do Canto e Castro, na montra da Loja do Buraco, em Angra do Heroísmo, que era o local de exposições frequentes de fotografia ou pintura de artistas locai.

Clique para ver fotografia

1911


Terceira – Photographia Lourenço & Franco
Na cidade de Angra do Heroísmo fundiu-se a Photographia Lourenço, de António Luiz Lourenço da Costa, com a Photographia Franco, de Jaime Franco, dando origem à Photographia Lourenço & Franco, onde realizavam fotografia a cores.

Clique para ver fotografias

1914


Terceira – Exposição - Photographia Lourenço & Franco
Na cidade de Angra do Heroísmo teve lugar uma exposição da iniciativa de António Luiz Lourenço da Costa e Jaime Franco, proprietários da Photographia Lourenço & Franco.

Clique para ver fotografia

1917


Graciosa - António Terra da Silveira
Foi um dos mais conhecidos fotógrafos da ilha do Pico, mas passou a desenvolver a sua actividade na ilha Graciosa.

Pico - João Soares de Lacerda
Nas Lajes manteve a actividade até 1925.

São Jorge - Pedro Nolasco Gambão
Nas Velas manteve a actividade até 1925.

Clique para ver fotografias

Graciosa - António Terra e Aníbal César
Em Santa Cruz mantiveram a actividade até 1925.

1919


São Miguel – Jácome Pacheco Toste
Tendo trabalhado anteriormente na cidade de Ponta Delgada, mudou-se para Vila Franca do Campo, onde manteve a actividade até 1953.

1920-1929


Terceira – António José Leite – Foto Bazar
O fotógrafo trespassou a Loja do Buraco e montou a Foto Bazar, na rua de São João, em Angra do Heroísmo. Após a sua morte, o filho João Leite ainda a manteve em funcionamento até meados dos anos ´50.

Clique para ver fotografias

São Miguel - Jacinto Óscar Dias Rego - Photographia Central / Foto Toste
Na cidade de Ponta Delgada, com a mulher, Maria das Dores, assumiu a direcção da Photografia Central, que pertencia ao sogro, José Pacheco Toste, e o estabelecimento passou a ser conhecido por Foto Toste.

Clique para ver fotografias

São Miguel - José de Melo Vasconcelos Araújo - Foto Rápida
Fundou a Foto Rápida e exerceu a actividade até ao final dos anos ´50.

Terceira – António Borges de Quadros
Iniciou os seus trabalhos fotográficos na Praia da Vitória mantendo-se em actividade até aos anos 40, conjuntamente com outras actividades.

1921


São Jorge – Francisco Giraldes Xavier
Nas Velas manteve a actividade até 1953.

1925


Terceira – Raul Alves da Cruz
Nascido em Paços de Brandão, distrito de Aveiro, residiu em Angra do Heroísmo pelo menos desde 1920, com profissão de fotógrafo. Neste ano requereu um passaporte para se deslocar aos Estados Unidos da América. Regressado aos Açores em 1925, apresentou-se ao público com as credenciais de fotógrafo formado pelo International Studio of Chicago, abrindo o seu atelier, que permaneceu em actividade até aos anos ´70.

Clique para ver fotografias

São Miguel - António Ferreira Pacheco
Em Angra do Heroísmo foi extinta a sociedade Photographia Lourenço & Franco, de António Luiz Lourenço da Costa e Jayme Franco, constituindo-se com Fernando Carvão a Fotografia Lourenço, Lda.

Clique para ver fotografias

Terceira – Fotografia Lourenço
Na Povoação, manteve a actividade até1928.

Pico – Manuel Cristiano de Sousa e Simas
Em São Roque manteve a actividade até 1928.

São Jorge - Amadores
Nas Velas, Agostinho Coelho Botelho, António da Silva Petiz, José Eremitério da Silveira e Manuel Bettencourt da Silveira, exerceram a actividade como fotógrafos amadores.

1927


Terceira – António Luís Lourenço da Costa – Experiência cinematográfica
Na cidade de Angra do Heroísmo foi realizado o “Documentário Terceirense”, considerado o “primeiro filme açoriano” pela imprensa da época, com o objectivo de ser exibido em público. Numa iniciativa da empresa Foto-Cinema Açores, teve como realizador António Luís Lourenço da Costa, mais conhecido por “fotógrafo Lourenço”.

Clique para ver fotografias

Terceira – Outras experiências no cinema - António José Leite e Raul Cruz
A uma primeira incursão pelo cinema da autoria de António Luís Lourenço da Costa, seguiram-se experiências por parte dos fotógrafos António José Leite e Raul Cruz.

Flores - Francisco Pacheco Custódio
Em Santa Cruz, fixou-se em Ponta Ruiva com a actividade de fotógrafo.

1928


Pico - Adolfo Vieira da Costa
Nas Lajes, manteve actividade até 1948.

Flores - Henrique Costa
Em Santa Cruz manteve a actividade até 1970.

1930-1939


Faial – Alexandre Rebelo e Foto Hortense
Na cidade da Horta registe-se a actividade de Alexandre Rebelo, e de uma casa designada Foto Hortense, na Ladeira da Conceição.

São Miguel - Caetano José Velho de Mello Cabral / Ellmo Bracla
Na cidade de Ponta Delgada, o fotógrafo amador, destacou-se na expressão criativa e artística da fotografia, assinando como Ellmo Bracla. Participou em exposições organizadas pelo Grémio Português de Fotografia, em Lisboa, quer de âmbito nacional, em 1932,34 e 35, quer de âmbito internacional em 1937.

1930


São Miguel - Jacinto Óscar Dias Rego – Experiência cinematográfica
Na cidade de Ponta Delgada, o fotógrafo Jacinto Óscar Dias Rego apresentou ao público o primeiro filme micaelense, a que se seguiram outros documentários da sua autoria.

Clique para ver fotografias

Santa Maria - Carlos Ância Travassos e José Ângelo Ferreira
Desenvolveram a actividade fotográfica até 1948.

Pico - Manuel de Sousa Lemos
Em São Roque, desenvolveu a actividade de fotógrafo.

1934


Terceira – António Luís Lourenço da Costa
Circularam notícias de que o “fotógrafo Lourenço” havia sido premiado numa exposição internacional, em Paris, mas soube-se de imediato que a notícia havia sido forjada pelo próprio. Uns anos mais tarde viria a ser preso, mas, embora tivesse estado ligado à Esquerda Democrática e não fosse afecto ao regime de Salazar, o motivo da sua prisão relacionou-se com montagens fotográficas ilegítimas. Acabou por morrer no chamado Depósito de Presos.

1938


Pico - Estefânia da Silveira
Em São Roque desenvolveu a actividade de fotógrafa.

1940-1949


Terceira – Arnaldo e Manuel Bettencourt
Irmãos, na cidade de Angra do Heroísmo abriram a Foto Lilaz, que funcionou até ao início dos anos ´70.

Clique para ver fotografias

Terceira – Foto íris
Abriu na Vila da Praia da Vitória, propriedade de Costa e Costa, Lda.

1940


Pico - Manuel P. da Silva
Em São Roque desenvolveu a actividade de fotógrafo.

1941


Faial – Foto Jovial
Abriu na cidade da Horta, propriedade de Júlio Vitorino da Silveira, e manteve a actividade até 1995.

Clique para ver fotografias

1942


São Miguel - Gilberto Nóbrega
Natural do Funchal, fixou-se na cidade de Ponta Delgada, dedicando-se à fotografia, e pela sua objectiva passam os momentos mais significativos da vida micaelense da última metade do século XX. O seu atelier recebeu vários aprendizes que depois abriram estabelecimentos por conta própria. O fotógrafo fez viagens à Alemanha, Paris e Londres para aperfeiçoamento. Foi o primeiro fotógrafo em São Miguel a montar estúdio para fotografia a cores. Nos anos 50 adquiriu a Foto Toste. O trabalho prossegue, sob a direcção da filha, Ana Nóbrega, e do neto Luís Nóbrega Medeiros.

Clique para ver fotografias

1943


São Miguel - Foto Estrela
Propriedade de Raul Eiró, abriu na cidade de Ponta Delgada. Em Vila Franca do Campo, Manuel Carreiro dos Santos Lima manteve a actividade até 1960.

1946


São Miguel - Foto Tinoco
Foi inaugurada na cidade de Ponta Delgada.

Clique para ver fotografias

1947


São Miguel - Arte Gráfica
Propriedade de José Barbosa, foi inaugurada na cidade de Ponta Delgada.

1950-1959


Terceira – Foto Perlino e Foto Brum
Abriram na cidade de Angra do Heroísmo.

Terceira – Foto Pereira e Casa Bispo
Abriram na Vila da Praia da Vitória, propriedade de, respectivamente, Luís Pereira e José Silvério Bispo.

Santa Maria - Foto Pepe
Propriedade de José Elizabeth, foi fundada em Vila do Porto.

São Jorge - Fotografia Godinho
Foi fundada na Vila das Velas.

1954


São Miguel – Foto Sousa
Abriu na Povoação e manteve a actividade até 1965.

1958


São Miguel – Foto Garcia e Foto Londres
Abriram na cidade de Ponta Delgada, acabando por encerrar em 1965.

1960-1969


Terceira - Foto Madeira e Mini-Foto
A Foto Perlino, de A. Lino, foi trespassada para Arnaldo Tristão Aguiar, dando origem à Foto Madeira, e Manuel Bettencourt deixou a Foto Lilaz para abrir a Mini-Foto.

Faial - Foto Azul
Abriu a Foto Azul e outra casa comercial propriedade de João Baptista Dutra & Herdeiros.

Pico - António Dias de Melo, Camilo Costa e João Baptista Alves Soares
Desenvolveram actividade, o primeiro em São Roque, sendo os outros dois fotógrafos nas Lajes.

Graciosa - João da Silva e Reginaldo Correia de Melo
Em Santa Cruz, desenvolveram a actividade de fotógrafos.

São Jorge - Expansão
Na Vila das Velas abriu a Fotografia Guial; na Calheta desenvolveram a actividade de fotógrafos Virgínia Soares da Silveira, Ernesto Jacinto da Silveira e Flamínio da Silva Azevedo.

Clique para ver fotografias

Flores - Humberto Augusto Lopes e Adão Pinheiro da Silva
Em Santa Cruz e nas Lajes, respectivamente, desenvolveram a actividade de fotógrafos.

1960


São Miguel - José Fernandes Coelho
Em Vila Franca do Campo manteve a actividade até 1974.

1961


São Miguel - Foto Bela
Abriu na cidade de Ponta Delgada, acabando por encerrar em 1974.

1965


São Miguel - Foto Arte
Abriu na cidade de Ponta Delgada.

São Miguel - Virgílio Santos Mendonça
Em Vila Franca do Campo, iniciou a actividade de fotógrafo.

1970


São Miguel - Foto Santos & Teixeira, Lda
Abriu na Povoação e manteve a actividade até 1974.

SSão Miguel - Silvino Pacheco
Abriu em Vila Franca do Campo, e manteve a actividade até 1995.

1984


Terceira – Livro de Fotografia
O investigador Francisco Ernesto de Oliveira Martins publicou um livro sobre a obra do fotógrafo António José Leite.

1990-1999


São Miguel – Novas tecnologias - Laboratório Açor Color, Atelier Belarte e Mega 4
Na cidade de Ponta Delgada surgiram como estabelecimentos mais importantes já na era digital e correspondendo a um novo período de democratização da fotografia e de uma nova fase de expansão da actividade comercial.

São Miguel – Zoom1.1
Propriedade de Martinho Grilo Coelho, abriu na cidade de Ponta Delgada, na área da fotografia industrial e publicitária.

Terceira – Iris Color, Foto Madeira (2ª), Foto Lilaz (2ª), Foto Corvelo e O Fotógrafo
Abriram na cidade de Angra do Heroísmo.

Faial – Foto Silva, Foto Iris e HortaLab.
Iniciaram actividade na cidade da Horta.

Santa Maria – Foto Nova
Abriu em Vila do Porto.

Graciosa – Foto Íris
Instalou-se em Santa Cruz.

São Jorge – Foto Mesquita e Foto Azevedo
Abriram na Vila das Velas.

Clique para ver fotografia

Flores – Foto Alves
Inaugurou-se em Santa Cruz.

1991


São Miguel – Foto Madrid
Abriu na Lagoa.

1995


São Miguel – Estúdios Oliveira, L.da e Foto Flash
Instalou-se na Povoação.

1995


São Miguel – Fotolinda
Abriu na Ribeira Grande.