Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Museu de Santa Maria

Ilha de Santa Maria

Colecção Museu de Santa Maria
Constituída por dois núcleos:

  • Núcleo constituído em 1996 é composto por 45 provas em suporte papel a preto e branco, de autoria diversificada e não identificada, de temática relativa a paisagem rural e urbana, aspectos etnográficos da ilha e o retrato.
  • Núcleo constituído entre 1983 e 1993, é composto por 30 provas em suporte papel sobre a fauna e flora subaquática da ilha, da autoria de Fernando Jorge Silva, tendo sido doado ao museu pelo autor.

Museu Carlos Machado

Ponta Delgada, Ilha de São Miguel

Colecção Coronel Afonso Chaves
Composta exclusivamente por originais em suporte vidro, com negativos e positivos, que se estima em 9000 espécies fotográficas de temática diversificada, incluindo aspectos etnográficos, paisagens, barcos, retrato, momentos da vida do coleccionador e da sociedade da época, tais como; Visita Régia em 1901, 1ª Guerra Mundial e vários aspectos da cidade de Ponta Delgada. O número de espécies é um valor estimado e tem em linha de conta o facto de se tratarem de imagem estereoscópicas. Em termos geográficos as fotografias abrangem todo o arquipélago dos Açores, bem como diversos locais do Continente português e outros países. Cronologicamente as imagens correspondem ao período compreendido entre 1900 e 1923.

Colecção escritor Armando Cortes Rodrigues
Constituída por cerca de 1000 fotografias em suporte papel de revelação monocromática, algumas albuminas e três daguerreótipos, a colecção aborda temas que variam entre o retrato e aspectos ligados à vida privada e social do escritor Armando Cortes Rodrigues. Estima-se que datem de entre o final do século XIX até 1971, data da sua morte. A colecção foi adquirida pela Região Autónoma dos Açores, no contexto da compra da casa e do espólio do escritor.

Colecção Museu Carlos Machado
Constituída por seis núcleos:

  • Núcleo composto por 7000 (valor estimado) reproduções em suporte papel, relativas à história do próprio museu, designadamente o registo de eventos, espaços do museu e peças do acervo. À grande maioria das reproduções corresponde o suporte de negativo em película. Os registos fotográficos foram feitos por funcionários do Museu Carlos Machado entre 1970 e 2004, e estão organizados em 160 álbuns.
  • Núcleo composto por reproduções com retratos de personalidades diversas, muitas das quais relacionadas com a historia do próprio museu.
  • Núcleo composto por cerca de 100 de reproduções fotográficas que integram dois álbuns, organizados por Luis Bernardo Leite Athayde: um álbum pertencente a Salomão Adrechi, possivelmente anterior a 1890, com cerca de 30 fotografias de temáticas diversas, como costumes africanos, actividades circenses e costumes regionais micaelenses, doado ao museu por um neto do coleccionador; um álbum adquirido pelo museu a Salomão Adrechi.
  • Núcleo composto por 130 reproduções em suporte papel, todas relativas a aspectos diversos da cidade de Ponta Delgada, desde o século XIX.
  • Núcleo composto por 240 reproduções de natureza documental, da autoria dos fotógrafos Álvaro Saraiva e Gilberto Nóbrega. Os assuntos representados são de âmbito etnográfico, paisagístico e arquitectónico, do século XX.
  • Núcleo composto por cerca de 400 de originais em suporte vidro e 50 albuminas, de autoria desconhecida. Os temas abordados são diversificados, tais com paisagens, monumentos e retrato, estimando-se que datem de entre o final do século XIX até ao início do século XX.

Colecção Ellmo Bracla - Caetano Velho de Melo Cabral
Constituindo os primórdios da fotografia de expressão artística no arquipélago, foi adquirida em 2008 pelo governo regional dos Açores no âmbito do projecto de criação de um Arquivo de Imagem dos Açores e da implementação de um política cautelar de identificação de acervos fotográficos com interesse patrimonial no futuro, sendo constituída por provas em suporte papel a preto e branco posteriormente intervencionadas numa perspectiva da expressão plástica, bem como por originais em suporte película de natureza documental de autor. Ellmo Bracla é o pseudónimo de Caetano Velho de Melo Cabral Cabral, fotógrafo amador desde 1925, natural da ilha de São Miguel, onde nasceu em 1902, que foi director da alfândega de Ponta Delgada, um exercício profissional que lhe terá facultado contactos com o exterior e contribuído para uma perspectiva mais cosmopolita da prática criativa no domínio da fotografia. . Movido por critérios de natureza estética e não documental, cruzou técnicas de expressão criativa como a pintura e a fotografia, e nas décadas de trinta e quarenta do século XX concorreu por diversas vezes aos Salões Nacionais e Internacionais de arte fotográfica promovidos pelo Grémio Português de Fotografia, em Lisboa, quer de âmbito nacional, em 1932, 1934 e 1935, quer de âmbito internacional em 1937.

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Ilha de São Miguel

Colecção Coronel Silveira Paiva
Constituída por fotografias dos concelhos de São Miguel, retratam a paisagem natural e arquitectónica, sendo possível identificar aspectos particulares de algumas freguesias específicas da ilha no que se refere à arquitectura das habitações, arruamentos e monumentos. O espólio está em depósito na BPARPD.

Colecção da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Constituída por 206 provas em suporte papel a preto e branco sobre a ilha Terceira, 52 provas em suporte papel sobre a ilha de São Miguel e 49 provas a cor de temática variada, incluindo imagens da própria instituição e de exposições bibliográficas, bem como 2 álbuns contendo 30 provas em suporte papel relativos à cidade de Ponta Delgada e a Furnas.

Colecção de Exposições Bibliográficas
Constituída por 289 provas em suporte papel, a preto e branco e a cor, organizadas em 7 álbuns temáticos, inclui 8 fotografias a cor de Espínola de Mendonça, 107 a preto e branco em dois álbuns sobre a visita presidencial do Almirante Américo Tomás aos Açores em 1962, 63 fotografias a cor relativas a comemorações dos 160º aniversário do jornal diário de Ponta Delgada “Açoriano Oriental”, 96 fotografias a cor relativas a uma exposição sobre Antero de Quental realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada quando da visita do presidencial de Mário Soares ao arquipélago e 15 fotografias a cor relativas a uma conferência sobre Teófilo Braga.

Colecção Visita presidencial de Craveiro Lopes a São Miguel
Composta por cinco álbuns que totalizam quinhentas e cinquenta e cinco fotografias a preto e branco em suporte papel, relativas à visita presidencial do General Craveiro Lopes à ilha de São Miguel, em meados do século XX.

Colecção Festas do Senhor Santo Cristo
Composta por um álbum contendo trinta e duas fotografias a preto e branco e a cor, em suporte papel, relativas a festividades religiosas do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada.

Museu de Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

O Museu de Angra do Heroísmo guarda no seu espólio várias colecções de espécies fotográficas, cujo número de unidades, em suporte de papel, ascende a mais de dez mil. Em resultado de um processo de inventariação e acondicionamento, em curso desde 2006, é possível a título provisório identificar as seguintes colecções:

Colecção Família Brás
Constituída por 1112 provas em suporte papel, 8 albuminas e 197 negativos em suporte vidro, com uma baliza cronológica situada maioritariamente na primeira metade do século XX, inclui sobretudo imagens relativas ao período da 2ª Guerra Mundial, referindo-se os negativos em suporte vidro e em película essencialmente a cenas do quotidiano familiar, algumas com interesse etnográfico, e retrato.

Colecção Família Noronha
Constituída por 145 provas em suporte papel, 186 negativos em suporte vidro e 2 negativos em película, com uma baliza cronológica situada entre os finais do século XIX e o início do século XX, as imagens que integra são sobretudo de cariz etnográfico, mas inclui também paisagem das ilhas do Pico, São Jorge, São Miguel e Terceira, e algum retrato.

Colecção dos Condes da Praia da Vitória
Constituída por 34 provas em suporte papel, sobretudo retrato com uma baliza temporal situada entre finais do século XIX e início do século XX.

Colecção Ivone Amorim
Constituída por 11 provas em suporte papel, incluindo 8 albuminas, sobretudo retrato de grupo, de rapazes e raparigas a trabalhar no tear, tem uma baliza temporal situada na década de 30 do século XX.

Colecção Tenente-Coronel Frederico Lopes
Constituída por 203 provas em suporte papel e 4 negativos em película, para além de 33 álbuns com provas em suporte papel, de temática diversificada com interesse etnográfico, que inclui registos de touradas à corda, edifícios, desfiles, retrato de grupo e grupos de teatro, com uma baliza temporal situada nas primeiras décadas do século XX.

Colecção Artur Santos
Constituída por 454 provas em suporte papel, 126 negativos em suporte vidro, 810 negativos em película e 13 diapositivos, com uma baliza cronológica situada em meados do século XX, é uma colecção de grande valor etnográfico, com destaque para a etnomusicologia. A par de aspectos da vida rural e etnográfica de algumas ilhas dos Açores e da ilha da Madeira, integra imagens de usos e costumes de tribos de Angola e aspectos da vida rural e etnográfica de Portugal continental, principalmente da Beira Alta e Beira Baixa.

Colecção Tenente-Coronel José Agostinho
Constituída por 2000 provas em suporte papel, 358 negativos em suporte vidro e 506 negativos em película, com uma baliza cronológica que se situa entre a década de 30 e a década de 70 do século XX, integra imagens da erupção do Vulcão dos Capelinhos, de céus nublados, do observatório meteorológico, de igrejas, edifícios e vistas sobre várias cidades, do avião Açor, da passagem sobre Angra do Heroísmo, a 13 de Outubro de 1924, do dirigível Zepellin Z.R.S., que sobrevoava a ilha Terceira em viagem para a América do Norte, e retrato, nomeadamente de individualidades militares.

Colecção jornal Diário Insular
Constituída por 1121 provas em suporte papel e 1 negativo/14 fotogramas, com uma baliza cronológica situada na segunda metade do século XX, especialmente entre as décadas de 50 e 70, inclui reportagens fotográficas efectuadas no aeroporto das Lajes, encontros de futebol, coroações, festas de Natal, desfiles militares e o interior de fábricas.

Colecção Museu de Angra do Heroísmo
Com um carácter genérico que agrupa espécies fotográficas dispersas e núcleos de proveniências diversas, e com conteúdos de interesse etnográfico, é constituída por 5870 provas em suporte papel, 3 ferrótipos, 346 negativos em suporte vidro, 282 negativos em película, 4512 negativos/11613 fotogramas e 438 diapositivos, com uma baliza cronológica que se situa entre finais do século XIX e finais do século XX. A temática diversificada integra imagens de várias ilhas dos Açores, retrato de grupo, Base das Lajes, mar tempestuoso, sismo de 1 de Janeiro de 1980, exposições, touradas e registos urbanos de edifícios, ruas e cidades.

Colecção Francisco Lacerda
Constituída por 1167 provas em suporte papel, 5 ferrótipos e 26 negativos em película, bem como 1 álbum com 84 provas em suporte papel, com uma baliza cronológica que se situa entre finais do século XIX e inícios do século XX, integra imagens relativas a aspectos da vida pessoal e artística do maestro e compositor natural da ilha de São Jorge.

Colecção Baptista de Lima
Constituída por 5564 provas em suporte papel, 45 negativos em suporte vidro, 783 negativos em película, 719 negativos/7718 fotogramas e 4875 diapositivos, com uma baliza cronológica que se situa entre finais do século XIX e meados do século XX, integra dois núcleos distintos:

  • Núcleo constituído por imagens de viagem em Portugal continental e outros países da Europa e aspectos da vida pessoal do titular da colecção, fundador do Museu de Angra do Heroísmo, e sua família;
  • Núcleo constituído por imagens de salas e objectos do Museu de Angra do Heroísmo quando instalado no Palácio Bettencourt, e já relativas ao Convento de São Francisco, que o museu ocupa actualmente, bem como documentos e imagens de interesse militar, e ainda paisagens rurais e citadinas.

Colecção Albino Forjaz de Sampaio
Constituída por 5 provas em suporte papel de igrejas e retrato, com uma baliza cronológica situada na primeira metade do século XX.

Colecção Azevedo Neves
Constituída por 87 provas em suporte papel, com uma baliza cronológica situada na primeira metade do século XX, é composta por retrato individual e de grupo, de médicos e estudantes.

Colecção Família Borba
Constituída por 181 provas em suporte papel com uma baliza cronológica situada em meados do século XX, é composta por retratos individuais, de família e individualidades militares.

Colecção Manuel Macedo Pereira
Constituída por 5 albuminas cuja baliza cronológica se situa no início do século XX, é composta por imagens de noivos e outro retrato de grupo.

Colecção D. José Vieira Alvernaz
Constituída por 62 provas em suporte papel e vários álbuns em fase de estudo, é composta por registos fotográficos realizados na Índia, com imagens de padres, seminaristas, cerimónias religiosas, paisagem e retrato.

Colecção Foto Madeira
Em estudo.

Colecção Francisco Ernesto de Oliveira Martins
Em estudo.

Colecção Emanuel Raposo
Em estudo.

Colecção Leonel de Sousa Machado
Constituída por 61 provas em suporte papel, a preto e branco, relativas a aspectos da vida quotidiana na ilha Graciosa, com uma baliza cronológica situada na primeira metade do século XX.

Colecção Espírito nas Ilhas
Constituída por 27 reproduções em suporte papel a preto e branco, realizadas a partir de originais de natureza analógica, que enformam um ensaio sobre a temática do culto popular do Espírito Santo nos Açores, da autoria do fotógrafo Valter Vinagre.

Colecção Festas do Senhor Espírito Santo – Promessas ao Divino
Constituída por um ensaio que totaliza 100 originais a preto e branco em suporte papel e os correspondentes originais em suporte película, da autoria do fotógrafo José Guedes da Silva, relativo ao culto do Divino Espírito Santo, realizado na freguesia rural da Vila Nova, Concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, em 1995 e 1996, registando algumas práticas antigas do fenómeno cultural popular que posteriormente se tornaram inviáveis pela adopção de parâmetros de origem Comunitária. Foi adquirida pelo Governo Regional dos Açores em 2005 no âmbito do projecto de criação de um Arquivo de Imagem dos Açores e da implementação de uma política cautelar de identificação de acervos fotográficos com interesse patrimonial no futuro.

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Colecção Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo
Constituída por 3019 fotos em suporte papel, 210 películas, 80 diapositivos e 110 fotos em formato digital, e cronologicamente situada no século XX, está organizada em álbuns e CD, com uma grande diversidade temática que inclui arquitectura tradicional do Ramo Grande (Concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira), baía de Angra do Heroísmo, baía do Fanal, Castelo de São João Baptista, Solar de Nossa Senhora dos Remédios, monumento à memória de D. Pedro IV, inauguração da estátua do Beato João Baptista Machado, Jardim Público de Angra do Heroísmo, Cimeira Atlântica Nixon-Pompidou em 1972, 2ª Bienal de Arte dos Açores em 1987, conferências, etnografia, exposições, festas populares do culto do Espírito Santo, base das Lajes, paisagem, procissão, quotidiano militar, visitas oficiais e retrato.

Colecção poeta Emanuel Félix
Constituída por retrato do próprio poeta e da família, e imagens de uma condecoração.

Colecção Coronel Silva Leal
Constituída por imagens de obras públicas de construção civil.

Colecção Família Anahory
Constituída integralmente por retrato.

Colecção maestro Francisco de Lacerda
Constituída por imagens relativas às comemorações e 1º centenário do nascimento do maestro e compositor natural da ilha de São Jorge, que decorreu em Angra do Heroísmo em 1969.

Colecção Frederico Augusto Lopes da Silva Jr.
Constituída por imagens de temática muito diversificada, de que são exemplo azenhas, moinhos de vento, moda, folclore e retrato.

Colecção Governo Civil
De âmbito cronológico situado entre 1957 e 1971, é constituída por registos fotográficos de temática diversificada, nomeadamente relativos a visitas oficiais, almoços e jantares oficiais, inaugurações de obras públicas, tomadas de posse, actividades de cooperação das Forças Armadas Americanas estacionadas nos Açores, crise sísmica na ilha de São Jorge, Sé Catedral em Angra do Heroísmo, paisagem, tempestades, viagem inaugural do paquete “Angra do Heroísmo” e voo inaugural TAP Lajes/Boston.

Colecção Henrique Borba
Doada em 2000 pelo próprio titular a colecção, é constituída por 16 fotografias em suporte papel, 7 das quais da autoria do fotógrafo “C. Franco phot.-Angra” relativas à visita do Rei D. Carlos e da Rainha Dona Amélia à ilha Terceira em 1901; sendo as outras 7 relativas à orquestra de Henrique Vieira e 2 fotos de actuações em palco.

Joaquim Moniz de Sá Corte Real e Amaral
Acondicionada em álbuns doados em 2001 pela filha do titular da colecção, Isabel Maria Corte Real, é constituída por registos de temática diversificada, nomeadamente almoços e jantares oficiais, comemorações de centenários, inaugurações, obras públicas de saneamento básico e abertura de estradas, procissões, remodelação do Alto das Covas em Angra do Heroísmo e visitas oficiais.

Colecção investigador Tenente-Coronel José Agostinho
Doada em 1978 pela família do investigador, é constituída por imagens de temática diversificada que inclui registos da ilha do Corvo, crises sísmicas na ilha de Santa Maria em 1937 e 1939 e do Observatório Meteorológico.

Maria Emília da Luz
Doada em 1996 pela própria titular da colecção, inclui 2 fotos de Conchita Citron com data de 15 de Junho de 1950 em suporte papel e 1 foto de quatro jornalistas presos em Angra dom Heroísmo na sequência da Revolta de Abril de 1931.

Colecção Maria Noronha
Constituída por 1 álbum doado em 1992 pela própria titular a colecção, integra registos que cronologicamente abrangem os anos de 1868 e 1869, de possíveis colegas de curso de Diogo de Barcelos Machado Bettencourt.

Colecção Pedro de Merelim
Doada pelo próprio titular a colecção, é constituída por registos de temática diversificada, que inclui entre outros temas imagens de igrejas, paisagem, sismo de 1 de Janeiro de 1980 e retrato.

Colecção Ramiro Valadão
Doada em 1984 pelo próprio titular a colecção, é constituída por 4880 fotografias em suporte papel, maioritariamente da autoria de Francisco Lourenço Valadão Jr e na quase totalidade organizadas em 29 álbuns de temática muito diversificada que cronologicamente correspondem ao período compreendido entre 1891 e 1972, inclui imagens de touradas, procissões, festas populares do Espírito Santo, cerimónias oficiais, escutismo, visita do Rei D. Carlos e da Rainha Dona Amélia à ilha Terceira em 1901, praça de toiros do Campo Pequeno em Lisboa, retrato, retrato de família e aspectos diversos da ilha Terceira e da freguesia rural da Vila Nova.

Colecção Raul Dinis Forjaz
Doada pelo titular da colecção, e de temática diversificada, inclui paisagem da ilha Terceira fotografada pelas forças militares inglesas e americanas estacionadas na base das Lajes no período da II Guerra Mundial entre 1943 e 1946, imagens do quotidiano militar, vistas aéreas das cidades de Ponta Delgada e da Praia da Vitória, bem como registos de diversos tipos de aeronaves.

Colecção maestro Tomás Vaz de Borba
Doada em 1991 por José Henrique Ferreira Marques, é constituída por registos fotográficos de igrejas de Angra do Heroísmo, nomeadamente da Sé Catedral, e igrejas do Colégio e da Conceição, bem como de casas, uma homenagem e retrato.

Colecção Viriato Machado da Costa Garrett
Doada em 2004 pela família do médico titular da colecção, é constituída por registos de temática diversificada, nomeadamente condecorações, congressos, erupção do Vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial em 1957; hospitais civil e militar na ilha Terceira e retrato.

Colecção escritor Vitorino Nemésio
Adquirida pelo Governo Regional dos Açores em 1979 quando da aquisição da biblioteca do escritor, é constituída por 26 fotografias em suporte papel, 1 álbum contendo 33 fotos da ilha de São Miguel e 17 reproduções de paisagem e retrato.

Museu Francisco de Lacerda

Calheta, Ilha de São Jorge

Colecção de Processos Fotográficos Antigos
Constituída por retrato, é composta por 43 provas em suporte papel, 41 albuminas (32 das quais num álbum de família), 1 ferrótipo e um colódio, estando algumas imagens datadas de entre 1880 e 1910. Neste acervo estão representados os seguintes fotógrafos: Photographia Terceirense; Atelier Photographico J.A.Laranjo, Fayal; Photographia Allemã, Lisboa; Photographia Central, São Miguel; Photographia da Caza Real, Porto; Severino João D’ Avellar, Terceira; Photographie Universelle, Lisboam e Photographir Studio, de New Bedford, Estados Unidos da América.

Colecção Museu Francisco de Lacerda
Composta por 555 provas em suporte papel, sendo 357 reproduções monocromáticas e 248 reproduções policromáticas de temática variada, em registos realizados por funcionários do museu entre 1998 e 2000, correspondendo à maioria das reproduções o respectivo negativo.

Museu da Graciosa

Santa Cruz, Ilha Graciosa

Colecção Lino Almeida Castelão
É constituída por imagens da autoria do próprio titular da colecção, relativas a paisagem, pesca e baleação na ilha Graciosa, bem como paisagem e registos de animais realizados nas ilhas Flores e Terceira. Inclui também registos fotográficos realizados na ilha Terceira, de submarinos na baía de Angra do Heroísmo durante a 2.ª Guerra Mundial, uma fortaleza, festas religiosas, uma tourada de praça, pessoas e a cavidade vulcânica designada Algarve do Carvão. Lino Almeida Castelão viveu diversos anos na ilha Graciosa, onde foi funcionário da Alfândega, sendo-lhe reconhecida vocação artística nos domínios da fotografia e da pintura. Por morte do autor, a família doou o seu espólio ao museu de ilha.

Colecção de Álbuns do Museu da Graciosa
Constituída por três álbuns, divide-se em três núcleos:

  • Álbum que integra 30 espécies fotográficas em suportes de natureza e autoria diversa, que integra 23 albuminas e 7 provas em suporte papel de temática relacionada com a ilha, sendo que uma das provas documenta a queda de um avião Polaco na ilha Graciosa em 1929, doado ao museu por Alzira Vasconcelos.
  • Álbum que integra 58 espécies fotográficas em suportes de natureza e autoria diversa, incluindo 54 albuminas, uma prova em suporte papel e 3 ferrótipos, doado ao museu por Nely Vasconcelos.
  • Álbum que integra 79 espécies fotográficas em suportes de natureza e autoria diversa, sendo 20 albuminas, 58 provas em suporte papel e 1 cyanotype, de temática relacionada com a ilha, nomeadamente festas religiosas e tradicionais, construção civil, carnaval e bandas filarmónicas, doado ao museu por Ana Espínola.

Museu do Pico

Lajes / Madalena / São Roque, Ilha do Pico

Baleação nos Açores: Memória e Identidade
Fruto de diversas doações ao longo de anos, é alusiva às memórias da baleação na ilha do Pico, sobretudo na vila das Lajes, e tem uma natureza marcadamente documental, sendo constituída por um conjunto de registos da autoria de diversos fotógrafos amadores da ilha do Pico e de outros que passaram pela ilha. A colecção é composta por 440 provas a preto e branco em suporte papel, sendo a temática predominante o quotidiano baleeiro da ilha, cenas de caça, processos de transformação dos cachalotes e derivados e ambiências dos cachalotes no seu habitat. Pela sua grande especificidade temática, constitui um importante contributo para a compreensão, estudo e divulgação da cultura da baleação, designadamente na sua dimensão etnográfica e antropológica.

Colecção João de Lacerda
De natureza marcadamente etnográfica e documental, e constituída através de doações, é da autoria do próprio titular, tendo como temática predominante aspectos da vida rural, do culto popular do Espírito Santo, retrato e reportagem de casamento e comunhão. O autor foi, no contexto dos primórdios de fotografia na ilha em inícios do século XX, um fotógrafo de referência na vila das Lajes do Pico, tendo de forma exaustiva registado paisagens/ambiências físicas e humanas da sua localidade de origem e da ilha.

Colecção Vitivinicultura nos Açores
Adquirida pelo governo regional dos Açores por encomenda quando da instalação do núcleo do Museu do Pico designado Museu do Vinho, e com um carácter marcadamente documental, é alusiva às memórias da vitivinicultura na ilha do Pico, em registos da autoria do fotógrafo profissional José Carlos Silva, da ilha do Faial, sendo constituída por 58 provas a preto e branco em suporte papel que têm como temática predominante a paisagem vitivinícola da ilha, cenas relacionadas com a vindima e alfaias ligadas ao universo da vinha e do vinho. Pela sua grande especificidade temática, constitui um importante contributo para a compreensão, estudo e divulgação da cultura da vinha e do vinho na ilha do Pico, designadamente na sua dimensão etnográfica e antropológica. O autor registou de forma singular a vivência vitivinícola da ilha, captando paisagens/ambiências físicas e humanas da actividade vitivinícola no Concelho da Madalena.

Colecção William Neufeld
Colecção particular da autoria do próprio titular, adquirida pelo Governo Regional dos Açores. é constituída por 110 fotografias a preto e branco em suporte papel, de natureza marcadamente documental, relativas à caça à baleia, aspectos do quotidiano e a religiosidade local, constituindo pela sua grande especificidade temática um importante contributo para a compreensão, estudo e divulgação da cultura da baleação, designadamente na sua dimensão etnográfica e antropológica.

Museu da Horta

Horta, Ilha do Faial

Colecção Museu da Horta
Constituída por três núcleos:
Núcleo composto por 1068 negativos (nitratos), de autoria diversa e maioritariamente organizados em álbuns que reflectem uma temática diversificada, nomeadamente paisagem, vida social, terramoto de 1926, arquitectura e retrato.

  • Núcleo composto por 248 originais em suporte vidro, de autoria desconhecida, cujo tema predominante é o retrato individual ou de família.
  • Núcleo composto por 2799 espécies fotográficas em suporte papel, organizadas em álbuns. A temática é diversificada e representativa da ilha do Faial, incluindo registos da cidade da Horta e do seu porto, aviação, Vulcão dos Capelinhos em 1957 e momentos do quotidiano, sociais e religiosos, nomeadamente relativos à caça à baleia, visita do Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia à cidade da Horta em 1901, procissões, visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à ilha do Faial em 1948, actividades desportivas, paisagem e retrato.

Biblioteca Pública e Arquivo Regional José João da Graça

Horta, Ilha do Faial

Colecção Família Dabney
Constituída por um elevado número de albuminas organizadas em 6 álbuns, é um precioso elemento de estudo sobre o arquipélago dos Açores, reflectindo a presença dos Dabney na cidade da Horta, ilha do Faial, durante quase todo o século XIX, que marcou de forma muito expressiva o seu contributo para a introdução da fotografia no arquipélago. O patriarca John Dabney foi o primeiro cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, e homem de negócios em vários ramos. Os seus descendentes, Rose, Raoul, Samuel e Roxana (que nasceu na ilha do Faial), pessoas cultas e viajadas, registaram aspectos muito diversificados da paisagem e dos costumes sobretudo faialenses, mas também de outras ilhas do arquipélago.

Colecção Marcelino Lima
Constituída por 4 álbuns, em fase de estudo.

Colecção Quaresma Furtado
Composta por um álbum com registos fotográficos em suporte papel relativos ao terramoto de 1926.

Colecção Vsita Réia
Composta por fotografias em suporte papel relativas à visita régia à cidade da Horta em 1901, coladas na ementa do almoço oferecido ao Rei D. Carlos e a Rainha Dona Amélia pela Câmara Municipal da Horta em 30 de Junho 1901.

Museu das Flores

Santa Cruz, Ilha das Flores

Colecção Museu das Flores
Constituída por dois núcleos:

  • Núcleo constituído por 40 provas em suporte papel, da autoria de Claire Altholf, sobre a paisagem e reportagens relativas à ilha das Flores na década de 90 do século XX.
  • Núcleo constituído por 38 provas em papel, da autoria do fotógrafo José Guedes da Silva, sobre a flora e minerais dos Açores.

Outras Entidades, Públicas e Privadas

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Horta, Ilha do Faial

Colecção Família Dabney
Constituída por 1 álbum de Roxana Dabney (que nasceu na ilha do Faial), integra 115 albuminas sobre a ilha de São Miguel, sendo um precioso elemento de estudo sobre o arquipélago dos Açores. A presença dos Dabney na cidade da Horta, ilha do Faial, durante quase todo o século XIX marcou de forma muito expressiva o seu contributo para a introdução da fotografia no arquipélago. O patriarca John Dabney foi o primeiro cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, e homem de negócios em vários ramos. Os seus descendentes, Rose, Raoul, Samuel e Roxana, pessoas cultas e viajadas, registaram aspectos muito diversificados da paisagem e dos costumes sobretudo faialenses, mas também de outras ilhas do arquipélago.

Instituto Açoriano de Cultura

Angra do Heroísmo, Ilha Terceira

Colecção investigador Brian Morton
Doada ao IAC em 1997 pelo próprio autor e titular da colecção, um especialista em biologia marítima e ciências oceânicas, ecologista e professor universitário, é constituída por 52 diapositivos que se reportam a uma expedição científica que o autor realizou em diversas ilhas dos Açores na segunda metade dos anos 60 do século XX.

Museu do Carnaval Hélio Costa

Lages, Ilha Terceira

Colecção investigador José Noronha Bretão
Constituída por 1247 espécies fotográficas que totalizam 3815 fotogramas, maioritariamente em suporte película a cores com reproduções em suporte papel, relativas ao Entrudo / Teatro Popular da ilha Terceira. Inclui algumas provas a preto e branco e originais em suporte película a preto e branco relativas a aspectos da cidade de Angra do Heroísmo, arquitectura e ao escritor Vitorino Nemésio.

Colecções Particulares

Colecção fotógrafo Thiago Romão de Sousa - Fotografia Popular do Faial
Constituída por 7000 negativos de vidro (número estimado) com uma baliza cronológica situada entre finais do século XIX e inícios do século XX, salvos do desaparecimento pelo coleccionador da ilha Terceira e seu proprietário, Duarte Cota Moniz, consiste sobretudo de retrato de estúdio, individual e colectivo, bandas filarmónicas e agrupamentos musicais eruditos, bem como reportagem das duas primeiras décadas do século XX, como seja a visita do Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia à cidade da Horta em 1901, a reconstrução do farol da Ribeirinha e acontecimentos de relevo social como sejam comemorações e inaugurações. Nascido na ilha do Faial em 1884, o fotógrafo fundou na Horta em 1908 a Fotografia Popular, exercendo a actividade de fotógrafo até 1946, ano em que faleceu, tendo tido como ajudante na última fase da vida a sua afilhada de baptismo, e depois filha adoptiva, Elvira, nascida em 1917, que deu continuidade à Fotografia Popular até à década de 60 do Século XX.

Colecção fotógrafo Arnaldo Bettencourt
Constituída por 1 álbum com 138 provas em suporte papel a preto e branco, sobre a presença das tropas inglesas na ilha Terceira durante a II Guerra Mundial, é propriedade da família do autor e titular da colecção.

Colecção fotógrafo Mário Pereira da Silva
Constituída por 2782 fotogramas a preto e branco em suporte película, da autoria e propriedade do próprio titular da colecção, tem como temática a Revolução de 25 de Abril de 1974, o investigador Tenente-Coronel José Agostinho, a Cimeira Atlântica Nixon-Pompidou na ilha Terceira em 1972 e diversificada fotografia de autor, com registos feitos na ilha Terceira e em Portugal continental, sobretudo na Figueira da Foz, de onde é natural o fotógrafo de longa data residente nos Açores.

Colecção Família Silveira e Paulo
Propriedade de familiares do titular da exposição, é constituída 131 espécies fotográficas, maioritariamente em suporte papel e 2 Ferrótipos, em registos de família do comendador Silveira e Paulo, antigo proprietário do palacete em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, que é actualmente sede da Direcção Regional da Cultura do governo regional dos Açores.

Colecção Paulo Henrique Silva
É constituída por registos de natureza documental de autor que constituem relevantes contributos para a investigação em áreas como a expressão cultural popular e o meio ambiente, de que são exemplo uma solitária estadia prolongada do fotógrafo em 2008 nas Selvagens para observação e registo da biodiversidade naquelas ilhas desabitadas do arquipélago da Madeira, bem como anteriores ensaios fotográficos sobre o extinto vulcão de Santa Barbara, na ilha Terceira ou sobre aves marinhas na ilha Graciosa. O autor não se considera fotógrafo nem investigador, mas tem um percurso no domínio da Cultura onde pontuam trabalhos de mérito nesses domínios.

Colecção Quatro Ribeiras
Constituída por provas em suporte papel a preto e branco da natureza documental reunida pela Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, na ilha Terceira, constituiu o primeiro contributo directo e de iniciativa própria de uma entidade do Poder Local para o processo de criação de um Arquivo de Imagem dos Açores.