Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Aparência e Quottidiano

  • Exposições/Exhibitions
  • Todos
  • 2012-11-30 até 2013-05-19

Inauguração: 30 de Novembro 18h30  a

exposição Aparência e Quotidiano que propõe ao visitante uma reflexão sobre temas como a aparência, os papéis sociais e o género; contrapondo a aditividade e a pulsão consumista contemporâneas às práticas de preservação e reutilização a que eram sujeitos os têxteis no passado.

Fazendo parte dos bens da cultura material produzida pelo Homem, os materiais têxteis não são apenas redutíveis à sua funcionalidade de protetores relativamente ao meio natural: o vestuário e o equipamento doméstico produzidos a partir de matérias têxteis exercem, também, uma função simbólica que determina a afirmação e o grau de reconhecimento social de cada um e do grupo a que pertence.

Os cuidados que lhe são dedicados (para os obter, para os acomodar, limpar e arranjar…) determinaram no passado, um conjunto significativo das tarefas e das rotinas domésticas do quotidiano feminino que, com o tempo e a introdução de tecnologias várias, foram sendo abandonadas.

Assente num percurso dialético entre o passado recente e o presente, esta exposição, patente até 30 de março, propõe-se dar pistas relativas às características e processos de obtenção dos principais tipos de têxteis, cuidados essenciais a ter com os mesmos e ainda a sugerir processos de aproveitamento de tecidos em fim de vida. Durante o período de vigência da exposição terão lugar vários ateliês de costura, crochet, bordado, artesanato urbano e engomadoria.

CONTACTOS PROMOTOR:

Telefone: 295 213 147
Fax: 295 213 137
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.