Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Reserva Visitável de Espécies em Pedra | As Pedras dos Homens

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2016-02-04 até 2017-12-31

As rochas são agregados naturais constituídos por um ou mais minerais, sendo o material rochoso o mais abundante no planeta Terra.

Atendendo à sua génese, os cientistas classificam as rochas em: Ígneas ou Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.

Os Açores são, pela origem, território de rochas ígneas ou magmáticas, de natureza vulcânica, apresentando, algumas, vários milhões de anos (Ma) e outras escassas centenas, pois já pertencem ao tempo histórico ou de ocupação humana.

Transfiguradas em objectos culturais, estes materiais transformam-se em testemunhos de cultura, espelho de vivências, costumes e necessidades.

A “Reserva de Espécies em Pedra do Museu de Angra do Heroísmo” reúne materiais variados desde elementos de epigrafia, como lápides e pedras tumulares; de heráldica, englobando pedras de armas de vários tipos e origens; de arquitectura, como vergas ou padieiras, ombreiras, cunhais, cimalhas, capiteis, fustes, bases, arcos, merlões; escultóricos, decorativos e ornamentais; e elementos de produção como filtros de água.

Salientem-se, apenas como exemplo, uma lápide do Século XV, provavelmente a mais antiga das ilhas, elementos góticos do primitivo mosteiro de S. Francisco que recebeu em sepultura Paulo da Gama e João Vaz Corte Real, e uma interessante lápide tumular romântica de 1824, em plena “época da laranja”.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://museu-angra.azores.gov.pt

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.