Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


12 meses, 12 peças: janeiro

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2026-01-08 até 2026-02-08

12 meses, 12 peças: janeiro

 

Cincho

Peça cilíndrica, em metal, utilizada para moldar e prensar a coalhada durante a produção do queijo. Apresenta paredes perfuradas que permitem a saída do soro, garantindo a consistência adequada da massa.

Contexto histórico

 A produção de queijo na ilha de São Jorge parece ter ocorrido nos primórdios da sua colonização. Sabe-se que há cerca de duzentos anos, o queijo de São Jorge já tinha a forma atual, cilíndrica, volumosa, tipo "roda", tendo-se chegado a produzir alguns, por encomenda especial, com tais dimensões e peso que eram necessários alguns homens para o transportarem.

A indústria dos lacticínios sempre ocupou um lugar de destaque na economia jorgense. Até ao final do século XIX, a produção de queijo e manteiga era exclusivamente caseira, realizada em pequenas queijarias e nas habitações dos pastores — responsáveis pela ordenha das vacas.

Na transição para o século XX, a produção artesanal deu lugar à industrialização já com 11 fábricas a laborar. Em 1927 iniciou-se o ciclo das cooperativas, com a criação da cooperativa da Beira, e na década de 50 surgiu a firma Martins e Rebelo, que estabeleceu postos de recolha e de desnatação por toda a ilha.

No ano de 1986, com o propósito de aumentar a qualidade e a segurança no fabrico do queijo, formou-se a União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UNIQUEIJO.

Ainda em 1986, foi criada a Região Demarcada do Queijo São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge. Classificado como um queijo curado de pasta dura ou semidura, ligeiramente picante a forma tradicional de fabrico foi mantida, apresentando características atribuíveis ao leite cru.

Para o controlo e certificação constituiu-se em 1991, a Confraria do Queijo São Jorge.

O Queijo São Jorge, é um produto de quase quinhentos anos de evolução na produção de queijo de leite de vaca cru, mantendo as características particulares que o clima e as pastagens da ilha determinam.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua das Alcaçarias
9850-011 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

Ilha: São Jorge
Sítio: http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.