O Arquivo Regional de Ponta Delgada apresenta a sua nova rubrica mensal: Pretérito no Feminino. Ao longo dos doze meses de 2026, iremos apresentar uma seleção dos inúmeros retratos de mulheres (feminino) ao longo do tempo (pretérito), existentes nas coleções e fundos deste Arquivo, percorrendo diferentes épocas.
A rubrica irá comportar várias dimensões da vivência das mulheres, transversais a qualquer período temporal e espaço: a família, o trabalho e o lazer. Através da imagem fotográfica, convidamos a olhar para o mundo na perspetiva feminina, no seu quotidiano, conquistas, alegrias e sofrimento. São olhares carregados de história(s) de palavras ditas em imagens que guardam memórias e nos transportam para outros tempos, sempre no feminino, desde a mais tenra idade, passando pela fase do namoro, da constituição da família, até ao seu papel social de mulher trabalhadora, das conquistas alcançadas e na força da partilha com as amigas.
Neste mês de janeiro, a rubrica inicia-se com a figura da menina no contexto da família, nos primeiros anos de vida. As imagens selecionadas revelam a infância feminina através de diferentes olhares e registos fotográficos, entre o espontâneo do quotidiano e a encenação própria do estúdio. Os trajes, os brinquedos e os gestos captados oferecem testemunhos de formas de cuidar, de educar e de socializar, bem como os universos simbólicos associados à infância feminina em distintos momentos do passado. Estas fotografias, provenientes de arquivos como os de António Goulart Cardoso e de Teófilo Braga, permitem observar não apenas a vivência da infância, mas também a forma como esta era representada, construída e preservada pela memória familiar e social.
Saber mais
Ficha Técnica
Coordenação
Odília Gameiro
Pesquisa e seleção
Francisco Cymbron Cabral
Lia Gomes
Texto
Lia Gomes
Odília Gameiro
Design
Anabela Carvalho Cabral
Transferência de suporte
Alexandra Travanca
Paula Rolo
Divulgação
Anabela Carvalho Cabral
João Araújo
Sónia Freitas
Revisão
Jorge Frazão de Mello-Manoel