Integrado no programa "Música no Museu 2025", realiza-se o concerto "Entre Ilhas e Canções" no próximo dia 6 de novembro, às 20h30, no Núcleo de Arte Sacra. Este evento musical ocorre no âmbito do 30º Aniversário da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) , das V Jornadas de Investigação da APCP e das I Jornadas Internacionais de Cuidados Paliativos dos Açores.
O concerto "Entre Ilhas e Canções" surge da iniciativa de quatro enfermeiras da região. Além da sua atividade profissional, elas dedicam-se, enquanto agentes culturais, à interpretação e divulgação da música portuguesa e açoriana.
As vozes de Helena Oliveira, Raquel Dutra, Bárbara Moniz e Maria João Branco levarão o público numa viagem musical pelas diferentes ilhas dos Açores. Este evento foi pensado para prestar tributo aos muitos autores que têm contribuído para o panorama artístico e cultural da região, desde o povoamento até às últimas décadas. O repertório incluirá poemas de Natália Correia, Antero de Quental, Armando Côrtes-Rodrigues, António Melo Sousa e Mário de Sá Carneiro. Serão também interpretados temas de Aníbal Raposo, Carlos Frazão, Luís Alberto Bettencourt, Luís Gil Bettencourt, Manuel Medeiros Ferreira e Zeca Medeiros, entre outros. A missão do concerto é transmitir "a expressão de um povo, a sonoridade das ilhas e o amor por esta terra".
Intérpretes e Músicos
Vozes:
Helena Oliveira
Raquel Dutra
Bárbara Moniz
Maria João Branco
Conceção do Projeto e Produção:
Helena Oliveira
Acompanhamento Musical:
Carlos Frazão: Piano e Direção Musical
Mike Ross: Contrabaixo
Ricardo Melo: Viola da Terra