Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do mês | NOV 25 | A VILA DE MOÇÂMEDES NA COLEÇÃO DE JOÃO MARIA DE AGUIAR

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2025-11-01 até 2025-11-30

A proposta do documento do mês de novembro é uma prova em albumina da vila de Moçâmedes (atual Namibe) em finais do século XIX / inícios do século XX, pertencente à coleção de João Maria de Aguiar[1].

João Maria Aguiar foi um militar português nascido em Ponta Delgada a 20 de novembro de 1858, cuja carreira militar se desenvolveu em África, sobretudo em Angola, onde foi colocado em 1898. Veio posteriormente a ser designado governador interino de Moçâmedes, transitando depois para o Congo e, mais tarde, em 1902, nomeado governador interino de Huíla. Promovido a major em 1904, João Maria de Aguiar regressa a Portugal em 1905, onde passa a exercer funções técnicas. Durante a sua estadia em África reuniu uma coleção de 307 provas fotográficas e um conjunto de postais, datáveis entre 1898 e 1905 que documentam, sobretudo, os territórios percorridos por Aguiar no contexto da sua carreira militar e administrativa.

Por estipulação testamentária de 11 de outubro de 1930, João Maria de Aguiar doa esta interessante coleção, juntamente com a parte da sua livraria e cartografia sobre África, à BPARPD. Maioritariamente constituída por provas em albumina, algumas cianotipias e provas em papel de revelação direta, a coleção de fotografia encontra-se organizada pelo próprio Aguiar por áreas geográficas e temas. Devido à natureza sensível dos suportes e à sua antiguidade, muitas das provas apresentam sinais de fragilidade que desaconselham o manuseamento dos originais. Por conseguinte, encontram-se disponíveis em formato digital para consulta e investigação sobretudo de historiadores, investigadores e demais interessados na história de Angola do período final do século XIX e início do século XX.

Promove-se, desta forma, a valorização da memória visual e o conhecimento de um período determinante da formação da Angola contemporânea.

 

[1] Disponível em https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1182376.

 

Ficha Técnica:

Coordenação

Jorge Frazão de Mello-Manoel

Odília Gameiro

Pesquisa, selecção e texto

Odília Gameiro

Design

Anabela Carvalho Cabral

Transferência de suporte

Alexandra Travanca

Divulgação

Anabela Carvalho Cabral

João Araújo

Sónia Freitas

Ver documento do mês - novembro 2025

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.