12 meses, 12 livros: outubro
O Menino Músico: Francisco de Lacerda, Regina Tristão da Cunha e Ilustrações de António Henrique Pires Toste.
O livro conta-nos, de forma muito simples e acessível, a história do Maestro Francisco de Lacerda, dirigida especialmente aos mais jovens.
Francisco Inácio da Silveira de Sousa Pereira Forjaz de Lacerda nasceu a 11 de maio de 1869, na freguesia da Ribeira Seca, ilha de São Jorge, nos Açores.
Desde muito novo revelou grande aptidão para a música. Com apenas quatro anos de idade, já recebia lições de piano dadas pelo seu pai. Prosseguiu os estudos tanto no arquipélago como no continente, tendo posteriormente vivido vários anos em França, onde foi influenciado pela música impressionista francesa.
Ao longo da sua vida, compôs diversas obras, dirigiu orquestras, recolheu folclore português e açoriano e escreveu peças como Trovas para canto e piano, além de obras sinfónicas, música de cena, composições para piano, guitarra, entre outros instrumentos.
Faleceu em Lisboa, em 1934, vítima de uma doença prolongada.
Embora seja um livro infantil, apresenta conteúdo biográfico relevante sobre Francisco de Lacerda, destacando a sua infância, formação, talento musical e o contexto cultural açoriano que o influenciou.
É uma obra que contribui para a valorização do património cultural dos Açores, dando a conhecer uma figura intimamente ligada à tradição musical da Ilha de São Jorge e da Região.