A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura (DRC), em colaboração com o Ecomuseu do Corvo e com o Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana, promove a exposição temporária “Guarda Fiscal – GNR”.
A exposição estará patente ao público entre os dias 14 a 25 de julho, na Casa do Tempo – Ecomuseu do Corvo - no seguinte horário: de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h30.
Esta mostra assinala a quinta edição de um ciclo expositivo dedicado à divulgação da história e da presença da Guarda Nacional Republicana nos Açores. Antes de chegar ao Corvo, a exposição esteve patente no Museu das Flores.
A exposição propõe uma viagem pela história da atuação da GNR na Região Autónoma dos Açores, desde o final do século XIX até à atualidade. Através de uma seleção de objetos emblemáticos do passado e do presente da instituição, o visitante pode acompanhar os principais marcos históricos e compreender as mudanças estruturais e operacionais que moldaram a sua evolução.
Mais do que um olhar sobre o passado, esta iniciativa destaca o papel fundamental desempenhado pela Guarda Fiscal e, mais tarde, pela GNR na proteção da segurança, da ordem pública e do património regional. Ao valorizar a memória institucional partilhada, a exposição pretende reforçar os laços entre a GNR e as comunidades locais, promovendo o conhecimento da sua história no contexto açoriano.