A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores promove a exposição “Do Namban ao Japonismo: as Artes do Japão nas Coleções Açorianas”, entre 13 de junho e 15 de agosto, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo.
Integrada na participação da Região Autónoma dos Açores no pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, a mostra explora as ligações culturais entre os Açores e o Japão, através de uma seleção de peças de coleções públicas e privadas da Região.
Desde os primeiros encontros no século XVI, com a chegada dos portugueses ao arquipélago nipónico, até ao impacto do japonismo no século XIX, a exposição explora o diálogo comercial, cultural e religioso entre as partes, propondo múltiplas perspetivas sobre a forma como o Japão foi observado, percecionado e reinterpretado ao longo do tempo.
Em destaque estarão objetos de acervos relevantes, como o de Vergílio Schneider, reunidos ao longo de décadas, e peças provenientes da Presidência do Governo Regional, incluindo um contador oferecido pelo xogum Tokugawa Iemoshi ao rei D. Luís, símbolo de laços diplomáticos seculares.
A 13 de junho, pelas 18h00, tem lugar a sessão inaugural, presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima. O programa contempla uma conferência de João Maria Mendes sobre o Beato João Baptista Machado.
A exposição "Do Namban ao Japonismo - As Artes do Japão nas Coleções Açorianas”, promovida pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, conta com a curadoria de Pedro Pascoal de Melo, e realiza-se em parceria com a Direção Regional da Cultura.
Patente ao público a partir do dia 14 de junho, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00. Excecionalmente, entre os dias 25 e 28 de junho, o período de visitas decorrerá das 10h00 às 19h00.
A Região Autónoma dos Açores estará presente na Exposição Universal de 2025, em Osaka, Japão, entre 14 e 17 de agosto, sob o tema “Entre Corações”.