A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura, promove o concerto dos Myrica Faya no dia 15 de junho, pelas 21h00, no âmbito da Feira do Livro de Lisboa 2025.
Os Myrica Faya são originários da ilha Terceira, Açores. O grupo é composto por cinco elementos, com diferentes origens musicais, que se centram na raiz mais profunda da música tradicional açoriana, desde 2013.
Cada tema do reportório dos Myrica Faya é o resultado de um longo processo de pesquisa, desconstrução, amadurecimento e recriação. Mantendo a base lírica e melódica original de cada tema, procuram dar um cunho pessoal e, ao mesmo tempo, global a cada um deles, com arranjos que vão desde o clássico ao rock, passando pelos apontamentos de blues e de jazz. A harmonia dos arranjos é feita de forma a aguçar os sentidos, fazendo com que cada ouvinte não fique indiferente e se detenha na origem de cada detalhe.
Em 2014, lançaram o seu primeiro disco: "Vir'ó Balho", considerado nesse ano, um dos 10 melhores álbuns tradicional/folk em Portugal e foram considerados "Melhor Artista Revelação em Folk". Em 2016 lançaram o álbum "Do Cerne", tendo o mesmo sido apresentado ao público, ao vivo, na Antena 1.
Em 2020 foram nomeados para os International Portuguese Music Awards 2020 na categoria “Traditional” com o tema “As Palmas”. Desde 2023 integram a banda sonora da telenovela “Senhora do Mar” (SIC) com o tema “Pezinho da Vila”.
Dos diversos concertos efectuados em todas as ilhas dos Açores, Portugal continental, Espanha, U.S.A e Canadá, destacam-se: Sanjoaninas, Festas da Praia, Festival Folk Celta, Maia Folk, Arredas Folk Fest, Festival Al Son de La Subética, Festival Música no Colégio, Coliseu Micaelense e Small World Music Centre.
A voz, a Viola Terceirense (instrumento de 15 cordas, tradicional da ilha Terceira, Açores), o contrabaixo, o piano, o cavaquinho, as guitarras, as flautas e as percussões são os elementos chave da sonoridade dos Myrica Faya. Os músicos são Bruno Bettencourt, Cláudio Oliveira, Emílio Leal, Pedro Machado e Ricardo Mourão.
Neste momento, continuam a trabalhar novos temas, com vista ao lançamento de um terceiro trabalho discográfico.
Este concerto será um revisitar de todo o trabalho que os Myrica Faya têm feito em torno da música açoriana. Serão apresentados temas que constam dos dois álbuns já lançados pelo grupo, assim como temas novos que serão incluídos num novo trabalho.