Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exibição do documentário "Une force irrésistible", no Museu dos Baleeiros

  • Cinema
  • Auditório do Museu dos Baleeiros
  • 2025-05-30 às 20:30

Une force irrésistible - Uma força irresistível, é filme documentário de Guy Baudon. É a história de duas liberdades: de Jean-Daniel, que transformou um dia a sua vida material para viver na ilha do Pico, e de Guy, que decidiu realizar um filme sobre essa experiência de vida. A autonomia de Jean-Daniel é tudo menos uma solidão. Ele partilha os seus conhecimentos, mas também valoriza a cultura da ilha. A força irresistível de empatia com as pessoas - e com os animais - atravessa o filme todo e faz-nos refletir sobre o papel da cultura, sobre a nossa relação com a natureza, a sobriedade escolhida e a importância da cooperação. Jean-Daniel e Guy são cidadãos como qualquer um de nós. A liberdade deles é uma força, pequena, mas indubitável. Os caminhos mostrados no filme falam de esperança.

Jean-Daniel Senesi nasceu na Ilha de Reunião. É engenheiro de formação, e cantor profissional, também formado em dança e teatro. Construiu uma carreira eclética nas salas maiores do seu país – França, assim como nos sítios mais humildes. Colaborou como cantor de opera lírica, opereta, teatro musical e abriu-se também à música e encenação barroca (na Áustria e na Alemanha). Ganhou vários prémios em concursos internacionais de canto lírico. Além de interprete, é encenador de ópera e formador nos conservatórios nacionais de Paris e Lyon. Em 2017 criou uma versão moderna da opera de Mozart “Don Giovanni” para continuar o seu trabalho de democratização das artes: um filme documentário que relatou essa aventura foi divulgado por France 3 Corse. Da ilha para a ilha, desde 2018 reside no Pico, onde desenvolve uma atividade artística e pedagógica na Silveira. Em 2022 e 2023, à volta das suas diversas atividades na ilha do Pico, surge Une force irrésistible, para ilustrar, muito concretamente, o que significa a palavra "cooperação" no seu sentido original: criar em conjunto.

Guy Baudon é um apaixonado pelo cinema e licenciado em filosofia. Escreveu numerosas críticas de cinema e dirigiu vários cineclubes, antes de se formar como realizador. Já realizou vários documentários, bem como curtas e longas-metragens, documentais e de ficção. Foi presidente da ADDOC (Associação dos Cineastas Documentaristas) e professor de cinema na Universidade de Paris III e depois no IUT de Paris-Descartes. Realizou, em 2017, o filme documentário "Don Giovanni en Corse" - primeira obra sobre o trabalho de Jean-Daniel Senesi, como encenador. Em 2021, realizou um filme sobre cooperação, o que o motivou a continuar a tratar da temática, através do caso concreto de Jean-Daniel, na ilha do Pico.

O evento terá lugar a 30 de maio, pelas 20h30, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico. A entrada é gratuita e contará com a presença da figura central da obra – Jean-Daniel Senesi.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.