Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


O MESTRE

  • Teatro/Theater
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2025-05-11 às 18:00

Teatro

O MESTRE
Criação e interpretação de Michel e Maria João Falcão

11 mai. 2025

18h00

Ingresso | 5 euros

Informação Bilheteira | Bilhetes à venda na receção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas [de terça a domingo, das 10h às 18h]

O Mestre é um espetáculo sobre a passagem de conhecimento e as figuras essenciais que este ato pressupõe: o que conhece e o que desconhece.
É um projeto sobre o papel e lugar em que mestre e discípulo se colocam para que esta relação possa existir.
Em O Mestre o protagonista é a relação Mestre – Aluna. A aprendizagem como um ritual de passagem na vida, o momento único e privilegiado que é aprender sob o olhar do outro e a fragilidade deste processo tão íntimo e belo de alguém que aprende.
A atriz Maria João Falcão convidou o artista Michel, seu professor de sapateado, para trabalharem sobre esta figura (maioritariamente) masculina e criar um espetáculo que reflita sobre a autonomia numa relação de aprendizagem.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Projeto, texto e direção artística| Maria João Falcão
Criação e interpretação| Michel e Maria João Falcão
Coreografia e música original| Michel
Espaço cénico e figurinos| Maria João Falcão

Apoio à criacão| Bernardo Souto e João Simões
Apoio à dramaturgia | Professora Eugénia Vasques
Produção| número cinco associação cultural
Fotografias | Mário Rosado/Teatro-Cine de Torres Vedras
Vídeo| Marcelo Pereira (imagem e edição) e Marcelo Tavares (som)

Apoios CML/Polo Cultural das Gaivotas | Boavista, Livraria Ler Devagar, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, BalletShop, Livraria Ferin, Griffe Hairstyle

Duração aprox. 70 minutos
M/12

Notas biográficas

número cinco é uma plataforma de teatro criada em 2019 por Maria Joao Falcão. Nos projetos criados pela número cinco pretende-se que investigação, experimentação e prática artística se informem, influenciem e complementem para criar um objeto artístico original. Procura-se que a pesquisa se torne tangível.
O primeiro projeto desta plataforma foi Sob Convite (2019) que se centra na relação Ator-Público. Seguiu-se O Mestre, em 2021.
A número cinco reflete em tempo real uma pesquisa pessoal acerca do trabalho do Ator. É também uma plataforma onde se documenta o que foi/é/será produzido durante esta pesquisa. Os processos, as linhas de pensamento, experiências e os resultados nos seus diferentes materiais: textos, fotos, comentários, entrevistas ou vídeos.
Quando Maria Joaão Falcão assumir que esta investigação chegou ao fim, a número cinco termina como projeto de teatro e restará unicamente como arquivo.

 

Maria João Falcão

Atriz licenciada em Teatro pela ESTC e mestrado em Theatre Practices na ArtEZ, Holanda.
Viveu e estudou teatro em Madrid, Paris e Nova Iorque. Estudou na E?cole Philippe Gaulier, SITI Company e Odin Teatret.
Em teatro tem trabalhado com diversos encenadores como Antonino Solmer, Ama?ndio Pinheiro, Miguel Loureiro, André Amálio, Carlos Pimenta, André Murraças, Nuno Cardoso, Maria João Luís, André Gago, Jorge Silva Melo, João Telmo, Rodrigo Francisco, Toni Cafiero, Hugo Franco, Natália Luiza, Alfonso Romero Mora, Jacopo Spirei, Elmano Sancho e Martim Pedroso.
Trabalha em teatro, cinema e televisão.
Em 2019 cria a plataforma de teatro número cinco e o seu primeiro projeto de teatro, sob convite. Em 2021, O Mestre. E em 2024, o projeto Inédito Viável.
Nasceu e vive atualmente em Lisboa.

Michel

Autor, ator, músico, mestre de sapateado e coreógrafo.
Começou a estudar sapateado em 1960, em Paris, altura em que integra a companhia “Paris Claquettes Show. Nos anos 80 estuda tap dance e trabalha como bailarino nos EUA e em Portugal. Muda-se para Lisboa e torna-se professor de sapateado na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, onde lecciona durante mais de 30 anos.
Cria o Tap Dance Day, é diretor artístico e performer no espaço Pétaouchnok, presidente da Associação do Sapateado em Portugal e criador do Tap Dance Center Lisboa.
Atualmente é músico e tap dancer residente do Hotel Tivoli em Lisboa e professor de sapateado no IFICT.
Como ator, integra a Companhia Maior desde 2010 e tem sido dirigido por Tiago Rodrigues, Clara Andermatt, Mónica Calle, Filipa Francisco, João D’Ávila, João Mota, Ricardo Neves-Neves, Aldara Bizarro, Sofia Dias e Victor Roriz.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.