A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove mais um encontro do Clube de Leitura, que terá lugar no próximo dia 16 de dezembro, às 18h00 na Sala Mundo.
O livro em destaque deste mês é 𝑵𝒐𝒕í𝒄𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑳𝒖𝒈𝒂𝒓 𝑵𝒆𝒏𝒉𝒖𝒎 da autoria de William Morris, selecionado por Vamberto Freitas, mediador convidado.
Notícias de Lugar Nenhum ou Uma Época de Tranquilidade - um romance utópico, foi escrito por William Morris em 1890, tornando-se num clássico da literatura utópica. A obra apresenta a jornada do protagonista, William Guest, a um futuro onde a prosperidade e igualdade são a norma, levando o mesmo a refletir sobre o mundo da sua época e as desigualdades sociais que nele existem. Morris apresenta a narrativa como uma crítica à industrialização da sociedade, questionando as estruturas de poder que fomentam as desigualdades no mundo real.
A obra é editada pela primeira vez em Portugal, através da Letras Lavadas Edições/Açores, em 2024, com a tradução de António Simões Do Paço e coordenação de Roberto della Santa e de Raquel Varela.
Vamberto Freitas nasceu na ilha Terceira (Açores) a 27 de fevereiro de 1951, onde iniciou o ensino secundário no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo. Em 1964 emigra com a família para os Estados Unidos, fixando-se na cidade de Porterville, na Califórnia. Termina os estudos secundários na Chino High School em Los Angeles.
Licenciou-se em Estudos Latino-Americanos pela California State University em 1974. Prosseguiu estudos na mesma universidade, seguindo a pós-graduação em Literatura Americana e Literatura Comparada.
Foi correspondente e colaborador do suplemento literário do Diário de Notícias durante largos anos. Desde 1991 é Leitor de Língua Inglesa na Universidade dos Açores, tendo publicado inúmeros estudos críticos e ensaios sobre as literaturas norte-americana e açoriana. Conjuga a atividade de docente com a de crítico literário, sendo amplamente reconhecido em ambas as áreas de atuação.
Mantém atualmente a página semanal de crítica literária BorderCrossings no Açoriano Oriental e a coluna Nas Duas Margens no semanário Portuguese Times (New Bedford).
O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países: (1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.
A entrada é livre