A terceira edição da rubrica Diálogos contra a maré, realizar-se-á no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no próximo dia 13 de dezembro pelas 20 horas. Sendo o fruto de uma parceria entre o Seminário de Angra e esta Biblioteca, serve à reflexão o tema Deus e o mal. No evento participarão Carlos Fiolhais, Júlio Rocha, Nelson Pereira e Nuno Martins.
Seguindo a metodologia de uma reflexão alternativa, sem imposição de dogmas numa espécie de linguagem codificada que poucos entendem, assim contornando questões incómodas, preferimos abordá-las sem preconceitos religiosos ou científicos, apresentando as questões sem filtros e de forma mais madura e esclarecida. Parece que o dia-a-dia está temperado pela insatisfação, por toda a espécie de frustrações que se abatem com tempestades sobre nós, pobres mortais, criando uma atmosfera pessimista, a ponto de identificar a própria vida como um mal. O sofrimento está omnipresente, e experimentamos novamente a sensação que a própria existência global da vida está por um fio. Se Deus existe, porquê este excesso de mal, porquê este quadro negro, este escândalo? Que Deus: o todo poderoso controlador, vencedor, vingador, justiceiro ou aquele que está diante de nós como vítima? E o mal, por sua vez, onde conduz? A Deus ou ao próprio homem?
Notas Biográficas
Carlos Fiolhais é doutorado em Física Teórica pela Universidade Goethe, na Alemanha, e professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra (UC), onde desempenhou vários cargos diretivos e fundou e dirigiu o Centro de Física Computacional, onde instalou o maior e mais rápido supercomputador português para cálculo científico. É diretor do Rómulo Centro Ciência Viva da UC e um dos mais importantes comunicadores de ciência nacionais, com livros, manuais escolares e centenas de artigos publicados. Deu aulas em universidades do Brasil e EUA, foi coordenador científico da área de «Conhecimento» da Fundação Francisco Manuel dos Santos e membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Presidiu à direção regional da Sociedade Portuguesa de Física, através da qual dinamizou atividades de experimentação científica para laboratórios escolares, criou o portal «Mocho» de ensino e promoção das ciências, e foi consultor de programas de televisão. Integra o Fórum Internacional dos Investigadores Portugueses. Distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique e o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência (2005), recebeu ainda o Grande Prémio Ciência Viva (2017) e o Prémio José Mariano Gago da SPA (2018).
José Júlio Mendes Rocha nasceu na Praia da Vitória em 1968. Estudou no Seminário de Angra onde foi ordenado sacerdote em 1992. Posteriormente, completou os seus estudos na Accademia Alfonsiana, em Roma, tendo completado o doutoramento em Teologia Moral em 2004. Já foi Pároco em Santa Luzia, São Mateus, Posto Santo, São Pedro, Porto Martins e Fonte do Bastardo. Foi Capelão do Hospital de Angra do Heroísmo e da Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade. É professor no Seminário de Angra desde 1994, onde ensina Teologia Moral e Doutrina Social da Igreja. Membro da Comissão de Ética do Hospital de Angra desde 1995. É assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz e do Movimento da Mensagem de Fátima. Membro da Associação Teológica Ibérica para o Estudo da Moral.
Nélson Pereira é natural da ilha Terceira. Entre 2012 e 2017 frequentou o curso filosófico-teológico no Seminário Episcopal de Angra. Foi ordenado sacerdote em novembro de 2017. Foi vigário paroquial nas paróquias de Matriz da Horta e Flamengos, na ilha do Faial, entre 2017 e 2019. No ano pastoral de 2019/2020 foi administrador paroquial nas paróquias da Feteira e do Porto Judeu, na ilha Terceira.
Em 2020 iniciou os estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2023 terminou o Mestrado em Filosofia da Religião com a tese The Problem of Evil in the Theodicy of Richard Swinburne. Atualmente, é pároco da Paróquia da Vila das Lajes, na ilha Terceira, professor de Filosofia do Seminário Episcopal de Angra e professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Secundária Vitorino Nemésio. É também Diretor do Departamento de Liturgia da Ilha Terceira e Diretor do Serviço de Coordenação da Formação Diocesana.
Nuno Martins é doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, e licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Porto), tendo feito a agregação em História do Pensamento Económico também na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa onde leciona as disciplinas de História do Pensamento Económico e de Filosofia Social e Ética. Lecionou também na Universidade de Cambridge e na Universidade dos Açores. É membro do Cambridge Social Ontology Group, e do quadro editorial de várias publicações académicas. Publicou o livro The Cambridge Revival of Political Economy em 2013 pela Routledge, e diversos capítulos de livro internacionais, bem como numerosos artigos em várias revistas académicas internacionais nas áreas da Economia e da Filosofia, incluindo, entre outras, as seguintes revistas:
Economia: Cambridge Journal of Economics; Ecological Economics; New Political Economy; Review of Political Economy; Journal of Post Keynesian Economics; Journal of Economic Issues; Review of Social Economy, American Journal of Economics and Sociology; Journal of Economic Methodology; Economic Thought; Evolutionary and Institutional Economics Review.
Filosofia: Journal of Business Ethics; Journal of Global Ethics; Philosophica: International Journal for the History of Philosophy; International Journal of Philosophy and Social Values; Revista Portuguesa de Filosofia; Revue de Philosophie Économique; Journal of Critical Realism; Journal for the Theory of Social Behaviour.