O FUSO INSULAR chega a São Jorge no dia 9 de novembro, pelas 21 horas, demonstrando os resultados da residência artísticas Laboratório em Movimento. O FUSO INSULAR – mostra de videoarte dos Açores surge em 2019, na sequência do FUSO – Festival Internacional de Videoarte de Lisboa.
Fomentar a criação artística entre a camada jovem açoriana, promover novos conteúdos a um público alargado, divulgar a videoarte portuguesa e promover a produção audiovisual e cinematográfica na região são os objetivos do FUSO INSULAR, que se divide em dois momentos: o programa de residência Laboratório Imagem em Movimento, onde se pretende incentivar a criação de novos trabalhos em vídeo, e a Mostra de Videoarte, com obras selecionadas por curadores nacionais e internacionais.
O Laboratório Imagem em Movimento é dirigido à comunidade açoriana interessados nas artes cinematográficas. Tem como objetivo a criação de obras em vídeo e a reflexão sobre a imagem em movimento como expressão artística transversal a todas as práticas, cruzando linguagens do filme experimental, da performance, da fotografia e do cinema.
A Mostra de Videoarte dos Açores, além de ser uma plataforma para a exibição dos trabalhos realizados durante o Laboratório Imagem em Movimento, apresenta sessões temáticas com obras de artistas portugueses e internacionais, históricos e contemporâneos, programadas por curadores de renome internacional.
Desta forma FUSO INSULAR cumpre a sua missão de dar formação aos artistas locais, divulgar a arte portuguesa e enriquecer a oferta cultural nos Açores e o conhecimento geral da população, contribuindo para a formação de novos públicos.
FUSO Insular – Mostra de Videoarte dos Açores é uma produção Duplacena / Horta Seca; financiada por República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Governo dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, ICA, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; coprodução do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas e parceria do Museu Carlos Machado.