Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Palestra: 100 anos de Raul Brandão nos Açores

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2024-06-12 às 18:00

Palestra 100 anos de Raul Brandão nos Açores, Museu Francisco de Lacerda, 12 de junho, 18 horas.

Vasco Medeiros Rosa, autor de Raul Brandão e os Açores. Motivo, edição e recepção de «As Ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens», de 1927 (2019, 178 pp.), incluído no Plano Regional de Leitura, e apresentador da mais recente edição de As Ilhas Desconhecidas (Companhia das Ilhas, Maio de 2023), virá ao Museu Francisco Lacerda falar da viagem e do livro, das anotações do escritor durante a sua passagem por São Jorge e, além disso, da Visita dos Continentais que decorreu praticamente em simultâneo.

As Ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens, que se tornou um clássico da literatura de viagens às Ilhas, foi publicado depois da viagem do escritor Raul Brandão aos Açores no verão de 1924 — faz em breve um século. Era antiga a vontade do escritor de conhecer o arquipélago, e é por isso que dedicou o seu livro «Aos meus amigos dos Açores». Um desses amigos foi, seguramente, o músico Francisco de Lacerda. Embora hoje não se possa conhecer com grande pormenor a amplitude e origem concreta das relações pessoais e intelectuais entre ambos, a Universidade Livre criada em Lisboa pelos colaboradores da Seara Nova, em que Lacerda esteve, terá certamente a ver com isso e com o facto de o maestro e museólogo jorgense se ter destacado nas exéquias do escritor, em Dezembro de 1930.

Biografia:

Vasco Medeiros Rosa, lisboeta, 65 anos, editor e jornalista, publicou cinco livros sobre Raul Brandão e organizou no Porto duas exposições sobre o escritor em 2017. Trabalha há anos sobre a obra dos açorianos Vitorino Nemésio, Pedro da Silveira, Madalena Férin e João Afonso, organizando livros deles. Escreve habitualmente no Diário dos Açores e em outros jornais da região.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu Francisco Lacerda
Rua das Alcaçarias
9850-011 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

Ilha: São Jorge
Sítio: http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.