Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


CONTEMPLAR | Programação paralela - Como cuidar dos Bens da Igreja?

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Igreja de Santa Luzia
  • 2024-06-15 às 10:30

Ação de formação

Como cuidar dos Bens Culturais da Igreja?

Noções básicas sobre Fatores de Risco, Boas Práticas e Recomendações.

 

15 de junho, sábado - 10h00-13h00

Local: Igreja de Santa Luzia de Angra do Heroísmo

Inscrições limitadas até 12 de junho.

 

No âmbito da exposição CONTEMPLAR, III estação do ciclo LUGARES DO SAGRADO, patente na Igreja de Santa Luzia de Angra do Heroísmo, será ministrada uma ação formativa, teórico-prática, centrada nas noções básicas de Conservação Preventiva do património artístico existente em recintos religiosos.

Esta iniciativa é dirigida, particularmente, à comunidade dos que cuidam dos bens da Igreja e que contactam de forma permanente com o seu património cultural, coordenando ou assegurando a sua preservação (como párocos, sacristões, zeladores, vigilantes, auxiliares, voluntários, membros de irmandades, entre outros), assim como a todos os interessados no tema.

Com o objetivo principal da partilha de noções básicas para a preservação de bens culturais, e ainda de recomendações de fácil concretização, passíveis de serem implementadas nas rotinas quotidianas das igrejas, serão identificados os fatores de risco que ameaçam o património cultural religioso, as boas práticas a adotar no seu cuidado, sua manutenção e salvaguarda, e ainda recomendações para ações de limpeza, arrumação e acondicionamento, incluindo a decoração e adorno, de bens culturais.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 20 participantes, pelo que agradecemos o envio da sua inscrição para [email protected] ou através do n.º 295 403 000, até ao próximo dia 12 de junho.

Todas as informações complementares, bem como a divulgação dos eventos da programação paralela da exposição CONTEMPLAR, podem ser consultados na presença oficial da Direção Regional da Cultura, nas redes sociais, Instagram e Facebook, assim como neste portal.

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.