Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Visitas Temáticas à Hora de Almoço | Metamorfoses

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Museu de Angra do Heroísmo - Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima
  • 2024-06-13 às 13:00

A derrota francesa na guerra franco-prussiana teve um profundo impacto na “moda militar” europeia e não só. A maioria dos exércitos transformou os seus uniformes seguindo o figurino do vencedor, desligando-se do figurino francês que imperou até aí. Em Portugal, o mais evidente foi a adoção de um capacete de espigão, no Plano de Uniformes de 1885, inspirado nos utilizados pelos estados alemães (entre eles a Prússia), conhecido como Pickelhaube.

Pelos meados do século XIX, a exaltação dos valores humanistas e da vida humana levou à proibição dos duelos. De uma aparente necessidade do Homem se medir pela força das armas, afirmam-se socialmente o tiro de recreio e desportivo. Apresenta-se, assim, um conjunto de armas que ilustram esta transição que viria a ter um profundo impacto nas conturbações sociais e políticas do final do século XIX até à Grande Guerra.
Visita orientada pelos técnicos superiores do MAH, Joana Freitas e Jaime Regalado.

--

MUSEU DE ANGRA DO HEROÍSMO
NÚCLEO DE HISTÓRIA MILITAR MANUEL COELHO BAPTISTA DE LIMA . 13H00
Atividade em regime de livre acesso

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.