Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Lançamento do livro "ACUSO-TE..." de Helena Pimentel

  • Literatura/Literature
  • Coliseu Micaelense
  • 2024-05-17 às 17:00

A autora Helena Pimentel e a Predicado Inclinado, têm a honra de anunciar o lançamento do livro “Acuso-te…”.

O lançamento da obra contará com a presença da autora, Helena Pimentel e terá lugar no Salão Nobre do Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, no próximo dia 17 de maio de 2024, pelas 17h00, sendo apresentada pelo Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte.

O evento será seguido de um momento musical e beberete.

 

SINOPSE

Em Acuso-te, a autora Helena Pimentel tece uma narrativa emocionante que se desdobra entre uma ilha isolada e a vibrante cidade de Lisboa. A história gira em torno dos irmãos Gabriel e Sandra, cuja infância foi marcada pela miséria e pela violência.

Apesar disso, eles persistem na realização dos seus sonhos, apoiados por amizades inabaláveis que os sustentam nos momentos mais sombrios.

No entanto, a vida reserva-lhes mais desafios, que testarão a sua força e determinação, enquanto enfrentam a árdua tarefa de superar os seus traumas mais profundos e procurar a felicidade que teima em fugir-lhes.

 

SOBRE A AUTORA

Helena da Conceição Carvalho Pimentel, também conhecida como Helena Ranha, nasceu a 6 de novembro de 1956, em Ponta Delgada, S. Miguel, onde sempre viveu. Desde 1980, é funcionária na escola Secundária Antero de Quental (antigo liceu), sendo chefe dos Assistentes Operacionais.

Envolveu-se em manifestações culturais, como: teatro e folclore. Participou em espetáculos de fado nos Açores, Madeira, Continente e Estados Unidos. Organizou e coordenou atividades recreativas de funcionários da escola, tendo, nomeadamente, regido um coro de Natal de funcionários numa festa de Natal do Gaiato, no Teatro Micaelense.   

Já na sua juventude, sentiu despertar a paixão pela escrita. Foi na poesia que encontrou a melhor expressão para nos transmitir as suas ilusões, alegrias, tristezas, amores e desamores, na sua qualidade de Açoriana, filha, criança, mulher, esposa, mãe, avó e amiga.

Em 2006, publicou a sua primeira obra, “Páginas de Mim”, coletânea de poemas, em 3.ª edição.

Em 2007, regressa com o romance “Silêncio de Mulher”, em 2.ª edição.

Em 2009, a autora surpreende-nos com o livro intitulado “Por Ti Mariana”.

Em 2011, surge “O Estranho Caso de Cidália”, em 2ª edição,

Em 2012, encanta-nos com o livro infantil, em coautoria com a sua neta Mariana Marques, “A Princesa do Povo”,

Em 2014, a autora volta a surpreender-nos com a edição reeditada e aumentada do livro “Por Ti Mariana.” A obra foi selecionada, em 2019, para o Plano Regional de Leitura, nas categorias Sugestão de Leitura e Apoio a Projetos na Área da Saúde.

Em 2024, precisamente dez anos depois, regressa com um forte título “Acuso-te…”, onde estão presentes vários dilemas do século. A autora conta como o amor não escolhe idade nem sexo e também revela que uma grande parte do seu romance é inspirado em factos reais.

CONTACTOS PROMOTOR:

Helena Pimentel
Tlm. +351 91 737 73 10
E-mail: [email protected]


Paulo Cabral (Predicado Inclinado)
Tlm. +351 91 258 12 60
E-mail: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://www.facebook.com/profile.php?id=100091149827911


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.