Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Acordes da Mudança: música e revolução em abril

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2024-04-25 às 16:00

Num país repressivo - Portugal dos anos 30 - imperava o enaltecer da tradição, da terra e do "ser português", ofuscando a fome, a pobreza e o descontentamento social. O Estado Novo e o a sua Política de Espírito controlavam as liberdades sociais e individuais dos portugueses, sujeitando toda a Cultura, e não só, ao “Lápis Azul” e à censura.

Neste meio desenvolveram-se novas expressões artísticas às escuras, nomeadamente musicais, a música de protesto. Num poema cantado e despido de inovação estilística musical, acompanhado apenas por uma viola, os compositores e intérpretes mostravam o seu descontentamento devidamente disfarçado, fugindo à repressão.

A exposição “Acordes da Mudança: música e resistência em abril” procura homenagear estes guerreiros musicais e demonstrar os tempos difíceis que viveram, marcados por diversas perseguições. A música de protesto foi uma arma de resistência na pré-revolução e de ataque na pós-revolução. A sua utilização e evolução foi marcada por diversos momentos, contudo a música de protesto ainda hoje é uma das heroínas da Revolução de 25 de abril de 1974.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu Francisco Lacerda
Rua das Alcaçarias
9850-011 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

Ilha: São Jorge
Sítio: http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.