Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 50 anos de Abril e 60 anos da Carta de Veneza

  • Comemorações/Celebrations
  • Ecomuseu do Corvo
  • 2024-04-18

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – que se comemora anualmente no dia 18 de abril – o Ecomuseu do Corvo vai assinalar esta data com uma “Caça ao Tesouro”, que tem como temas principais a comemoração do 60.º aniversário da Carta de Veneza e a comemoração do 50.º aniversário da Revolução do 25 de Abril.
Esta atividade será realizada tendo como público-alvo os alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade da EBS Mouzinho da Silveira.
A mesma terá início às 09h30 e o ponto de encontro será no multiusos do Corvo.
Iremos, também, disponibilizar uma atividade online, versando as mesmas temáticas.
Com esta atividade pretende-se, por um lado, relembrar a importância da Carta de Veneza e consciencializar os alunos para a grande diversidade do património e para os esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua preservação.
Por outro lado, pretende-se assinalar o 50.º aniversário da revolução do 25 de Abril transmitindo aos alunos conhecimentos que lhes permitam distinguir situações de vivências em ditadura e em democracia, identificar as razões que conduziram à Revolução do 25 de Abril de 1974, conhecer e valorizar a ação das principais figuras da Revolução e desenvolver atitudes e comportamentos de respeito, tolerância e defesa da liberdade.

CONTACTOS PROMOTOR:

Ecomuseu do Corvo -
Rua Joaquim Pedro Coelho, 9980-037 VILA DO CORVO
Telef. 292 596 063
E-mail: [email protected]

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: https://ecomuseu-corvo.cultura.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.