Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Da História dos Dias – Diários de Amor de Maria do Livramento e de Cândido Forjaz: Um [Outro] Património

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-04-17 às 17:00

DA HISTÓRIA DOS DIAS

DIÁRIOS DE AMOR DE MARIA DO LIVRAMENTO E DE CÂNDIDO FORJAZ: UM [OUTRO] PATRIMÓNIO

 

Cláudia Faria / Graça Alves

 

Fazendo uso das ferramentas da História Oral, das Histórias de Vida e das escritas do Eu, no âmbito do projeto “Memória das Gentes que fazem a História”, desenvolvido no CEHA, entre 2012 e 2019, coordenado pelo Doutor Alberto Vieira, foi analisada a correspondência de dois jovens açorianos – Cândido Pamplona Forjaz e Maria do Livramento Mesquita Abreu – entre 1924-1933. São cartas-diários que circulavam nos vapores que ligavam Angra do Heroísmo a Lisboa, onde Cândido estudava Filologia Românica. Por elas circulavam sonhos, projetos, angústias; por elas, circulava a vida, o quotidiano, a revolta de 1931 e as vivências da Ilha Terceira – as receções, touradas, os carnavais, as festas, as procissões - abrindo deste modo, uma janela para a forma como se passavam os dias, nos anos 20 e 30 do século XX.

Convidamos todos os interessados para esta conferência, que está programada para o dia 17 de abril, às 18h00, no auditório da BPARLSR.

 

Notas Biográficas

 

Cláudia Maria Ferreira Faria, natural de Santa Luzia, Funchal, mestre em Cultura e Literatura Moderna, tendo defendido a tese intitulada Phelps: percursos de uma família britânica na Madeira de oitocentos. Esteve destacada no CEHA- Centro de Estudos de História do Atlântico entre 2010 e 2019. Assumiu a direção da Revista Islenha entre 2020 e 2023. Tem várias publicações e escreve assiduamente artigos para revistas nacionais e internacionais nas áreas da literatura de viagem, escritas do eu; diarística, histórias de vida e arquivos privados e familiares. Atualmente é coordenadora do Gabinete da Cultura no Município do Porto Santo

 

Graça Maria Nóbrega Alves nasceu no Funchal, onde reside. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Foi professora, desenvolveu projetos ligados à Literatura, aos Estudos insulares e às Histórias de Vida, no Centro de Estudos de História do Atlântico, entre 2010 e 2019. Foi Diretora de Serviços de Museus e Centros Culturais, da Direção Regional de cultura da Madeira até 2023. É diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal.  Foi vencedora de alguns prémios literários e é autora de várias obras, coautora de alguns ensaios sobre literatura, memórias, estudos insulares e histórias de vida, escreveu contos para várias coletâneas, tem artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras e mantém uma crónica num jornal madeirense. 

 

 

 

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.