Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-02-04 até 2024-03-06

Workshop

Os desafios da conservação documental: a consolidação do suporte

 

Dias: 4, 5, e 6 de março

Horário: 17:30-20:00 horas

Formato: online

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o Workshop Os desafios da conservação documental nos dias 4, 5 e 6 de março, entre as 17:30 e as 20:00 horas locais no formato online. Estas sessões decorrerão sob a orientação de Anahí Meyer Riera e Alzira S. Mendes.

Os conteúdos permitirão ao participante desenvolver aprendizagens sobre um dos principais processos básicos da conservação documental curativa, a consolidação do suporte de papel mediante aplicação de reforços e enxertos.

Neste workshop cada participante terá a oportunidade de aprender e refletir criticamente sobre a eficácia da consolidação documental e a sua correta aplicação, bem como relacionar o processo com outras ações básicas da conservação como a manipulação, limpeza e armazenamento de livros e documentos.

Inscreva-se através do número 295 401 000 ou enviando um email com o seu nome e contacto para [email protected].

 

 

Nota Biográfica de Anahí Meyer Riera

Nascida em Palma de Maiorca (Espanha). Licenciada em História da Arte pela Universidade das Ilhas Baleares; graduada como Técnica Superior de Conservação e Restauro pela Escola Superior de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Catalunha, e Mestre com menção honorífica em Preservação da Arte Contemporânea, na especialidade de obra sobre papel, pela Universidade Complutense de Madrid.

Tem-se dedicado à preservação do património cultural e tem desenvolvido projetos em diversos países do continente europeu e americano. Desde 2011, dedica-se principalmente à conservação de papel e do livro antigo.

De entre os seus últimos trabalhos, destaca-se a coordenação do Centro de Conservação e Restauro do Arquivo Histórico de Yucatán, e o cargo de responsável de conservação e restauro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Yucatán, ambos no México.

Colaborou nesta Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, trabalhando na Oficina de Conservação e Restauro. Atualmente, é doutoranda da Universidade dos Açores, e bolseira do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.

 

Nota Biográfica de Alzira Mendes

Alzira dos Santos Mendes nasceu em Belo Horizonte, Brasil em 1964. Licenciou-se pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, (Brasil), habilitação reconhecida, em Portugal, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Complementou os estudos, frequentando o curso de Conservação e Restauro de Madeira e Mobiliário na Universidade dos Açores e realizou o Curso Breve de Preservação de Documentos Gráficos, Instituto Politécnico de Tomar / Ateliê de Marta Bretão, em Angra do Heroísmo.

Trabalha desde 2015 na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.