Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Clube de leitura | Cadernos de Memórias Coloniais no Clube de Leitura da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada com Inês Dias e participação especial de Isabela Figueiredo

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2024-02-26 às 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove mais uma sessão do Clube de Leitura BPARPD, a ter lugar no próximo dia 26 de fevereiro, às 18h00 na Sala Mundo.

Partindo da obra “Caderno de Memórias Coloniais” de autoria de Isabela Figueiredo, os participantes são incentivados a refletir, dialogar e confrontar visões sobre a obra, a temática e a autora. A moderação da sessão ficará a cargo de Inês Linhares Dias, que fez a seleção do livro. Isabela Figueiredo fará uma participação especial, via Zoom, no final da sessão.

Lançada em 2009, a obra “Caderno de memórias coloniais” foi um sucesso de vendas pela forma aberta com que retrata o colonialismo português, ao abordar questões até então ignoradas como a exclusão do povo local, o racismo e o trabalho mal remunerado. O enredo expõe a luta entre pai e filha, em Lourenço Marques, hoje Maputo, no fim do Império Colonialista Português.

Isabela Figueiredo nasceu em Lourenço Marques a 1 de janeiro de 1963. Após a independência de Moçambique, muda-se para Portugal em 1976. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Especializou-se em Estudos sobre as Mulheres na Universidade Aberta.

Ao longo da sua carreira exerceu funções enquanto jornalista e professora do ensino secundário.

Autora das obras Conto É Como Quem Diz (1988), Caderno de Memórias Coloniais (2009), A Gorda (2016); Um Cão no Meio do Caminho (2022).

Inês Linhares Dias é jornalista da Antena 1, desde abril de 2023, e foi, durante quatro anos, jornalista da Agência Lusa, nos Açores e no Porto. Colaborou também com o Diário da Lagoa.

Foi gestora de comunicação da 2ª fase da candidatura de Ponta Delgada - Azores 2027 a Capital Europeia da Cultura.

O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países:

(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/evento/clube-de-leitura-fevereiro-2024/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.