Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


DO GRÃO À MÓ. A MOAGEM TRADICIONAL NA ILHA GRACIOSA

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu da Graciosa
  • 2023-11-19 até 2023-12-31 às 15:00

A história, a economia e a paisagem da Ilha Graciosa foi dominada ao longo dos tempos pela ruralidade, dedicando-se a maior parte da população ao trabalho agrícola.

A par das culturas tradicionais de subsistência, existiram também as culturas cíclicas para exportação com destaque para os cereais (trigo, milho e cevada) e a vitivinicultura.

O Museu da Graciosa ao longo dos anos tem vindo a apresentar várias exposições de temática diversa relacionadas com o património natural e cultural, a identidade, as memórias, efemérides e personalidades graciosenses. A primeira exposição foi apresentada no ano de 2004.

O propósito desta exposição passa por dar a conhecer algumas das etapas do ciclo do pão – as que vão do grão à mó - indo o destaque para o cultivo dos cereais, a ceifa, a debulha e a moagem.

A exposição pretende também dar a conhecer os vários engenhos de moagem tradicional graciosense, um património secular ligado aos saberes ancestrais de um povo, que merece ser preservado e divulgado.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua da Flores, 2
9880-364 Santa Cruz da Graciosa
Telefone: 295 712429
Fax: 295 732427

Ilha: Graciosa
Concelho: Santa Cruz
Sítio: www.museu-graciosa.azores.gov.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.