Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Oficina de Cerâmica

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Todos
  • 2023-11-18 às 14:00

Se tem entre 3 e 100 anos venha à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, para uma Oficina de Cerâmica, com os artistas Renato Costa e Silva e Kerstin Thomas. A Oficina tem lugar na Biblioteca, no dia 18 de novembro, das 14h00 às 18h00.

Durante quatro horas vai ser possível fazer todo o processo, desde a modelação de pequenas peças em grés de escultura até à decoração. Vai também participar no processo de cozedura, através de um forno de papel. No final, os participantes poderão levar as peças resultantes para casa.

A participação tem o valor de 40 euros, pagos diretamente aos formadores.

Inscreva-se através do telefone 295 401 000 ou do e-mail [email protected].

 

Renato Costa e Silva

Nascido em 1956 em Angra do Heroísmo, Açores, faz da cerâmica o seu meio de expressão modo de vida há 45 anos. Marcado pelas viagens e contacto com os grandes museus da Europa, decide seguir arquitetura em Hamilton/Canada em 1975. Mas a academia não consegue satisfazer a sua procura incessante de conhecimentos mais abrangentes, pelo que decide tratar da sua própria educação, beber tanto de fontes académicas como de mestres artesãos tradicionais. Inspirado pelas publicações de Daniel Rhodes, Michael Cardew e Bernard Leach, constrói o primeiro forno a lenha de chama invertida em 1980. Realiza um extenso trabalho de estudo e testes de barros e materiais cerâmicos da ilha Terceira para obter matéria-prima local de origem vulcânica. Tem realizado esculturas para espaços públicos e exposições individuais e coletivas em Portugal, EUA, França e Kuwait. Renato trabalha, em parceria com Kerstin Thomas, no seu atelier em Angra do Heroísmo e em Cerdeira/Lousã.

 

Kerstin Thomas

Nascida em 1964 e formada em escultura em madeira, chegou à cerâmica em 2015 devido à construção do Sasukenei-Forno sem Fumo, desenhado por Sensei Masakazu Kusakabe na Cerdeira. Seguem anos de workshops com o mestre japonês e outros formadores internacionais, para além de uma aprendizagem exaustiva de cerâmica no atelier de Renato Costa e Silva desde 2018. Apaixonada pelas cozeduras a lenha, pelo processo em si e pela partilha que proporciona entre ceramistas, procura o efeito da chama e das cinzas como complemento importante das suas peças. Kerstin trabalha em parceria com Renato Costa e Silva no seu atelier em Cerdeira/Lousã e Angra do Heroísmo, conciliando o trabalho artístico com o da direção artística da Cerdeira Arts&Crafts School e da curadoria das exposições “Elementos à Solta-Art meets Nature” (desde 2006) e “De Mestres e Chefs” (desde 2019).

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.