Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do mês | Catástrofes Naturais

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-11-01 até 2023-11-30

No mês de novembro apresentamos o livro n.º 4 de registo de óbitos, de Santa Cruz da Praia da Vitória, fls. 211-212, existente no Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, onde consta o resumo do maremoto que aconteceu na ilha Terceira aquando do terramoto do dia 1 novembro de 1775, ocorrido em Lisboa.

O terramoto foi seguido de um maremoto e de múltiplos incêndios, tendo feito seguramente mais de 10 mil mortos. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.

Francisco Ferreira Drumond nos Anais da Ilha Terceira, descreve que: “No 1.º de novembro deste anno fatal, das 9 para as 10 horas da manhã aconteceu a quasi total ruina da famosa cidade de Lisboa, procedida de um horroroso terremoto, que demolio a maior parte de seus edifícios, padecendo os templos mais sumptuosos, e palacios magníficos…”

Em contextualização, apresenta-se uma resenha dos principais acontecimentos catastróficos sucedidos na ilha Terceira: queda da Praia da Vitória, cheias na Agualva e Porto Judeu e terramoto de 1980.

As catástrofes naturais fazem parte da dimensão trágica da história da civilização humana.

Durante muito tempo, as causas das catástrofes limitaram-se a ser exclusivamente fenómenos de origem natural (sismos, erupção de vulcões, furacões, cheias), mas a intervenção humana e a evolução tecnológica provocaram o aumento da frequência de acontecimentos catastróficos súbitos e não planeados.

Venha visitar o nosso espaço e fique a conhecer alguma documentação que possuímos sobre este tema

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.