Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Microbiologia para Todos

  • Comemorações/Celebrations
  • Omic- Observatório Microbiano dos Açores
  • 2023-11-01 até 2023-11-30

O mês de novembro é dedicado à ciência dada a comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica - efeméride que se assinala no dia 24 de novembro e que surgiu em homenagem a Rómulo de Carvalho - professor de física e química, responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica em território nacional. Neste sentido, para assinalar esta data, a entrada no nosso Centro, neste dia, será gratuita. Venha conhecer as nossas exposições, que abordam a temática central do Centro, a Microbiologia!

Ainda no âmbito do mês da Ciência, o OMIC, à semelhança dos restantes Centros de Ciência dos Açores, irá participar na Feira Graciosa com Ciência organizada pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia. Assim, nos dias 15 e 16 de novembro estaremos na Ilha Graciosa, onde vamos abordar a influência das alterações climáticas sobre os microrganismos. Estes organismos, por sua vez, desempenham um papel crucial tanto na sua sensibilidade direta às mudanças climáticas, como também na mitigação destas. Um exemplo notável são os microrganismos fotossintéticos, capazes de capturar e assimilar o CO2 atmosférico, um dos principais gases de efeito estufa. Esta interação vital entre microrganismos e clima é uma faceta essencial da saúde dos ecossistemas marinhos e é uma das mensagens que esperamos partilhar com entusiasmo durante o evento.

Ademais, durante todo o mês de novembro o OMIC dinamizará atividades de divulgação científica gratuitas para grupos de educação – Microbiologia para Todos, requerendo apenas pré-marcação obrigatória.  



Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.