Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Bienal Ibérica do Património | Conversas | Património Militar: Benefícios de Abertura ao Público

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Online
  • 2023-10-26 às 15:00

O vasto património militar existente por todo o planeta representa, para o turismo e para as comunidades locais uma oportunidade para visitar a história e enriquecer conhecimentos sobre a história militar associada à(s) época(s) da sua construção.
A abertura destes espaços ao público constitui uma oportunidade para entender o pensamento estratégico militar e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar o passado, desfrutar paisagens ou vistas privilegiadas e contribuir para a preservação do patrimônio cultural, podendo desempenhar um papel vital na economia local e na promoção da cultura e história do lugar.
A utilização cuidada do património militar como espaço visitável ou de promoção de eventos poderá gerar receita e proporcionar aos utilizadores uma experiência única.
A gestão do património militar acarreta, contudo, algumas preocupações, como por exemplo a questão da segurança dos visitantes ou da própria conservação das fortificações, principalmente as localizadas junto à costa.

Garanta a sua inscrição aqui.



Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.