Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Bienal Ibérica do Património | Roteiro "Arquitetura do Ramo Grande"

  • Outros/Others
  • Roteiro Ramo Grande
  • 2023-10-14 às 09:00

A região do Ramo Grande, tradicionalmente conhecida pela riqueza da sua produção agropecuária, pela raça dos bovinos que forneceram a força de trabalho necessária aos trabalhos agrícolas e pelo brilho das festividades em honra do Espírito Santo, salienta-se ainda hoje pela singularidade da sua arquitetura expressa nas casas rurais de lavrador abastado.

Esta arquitetura, constantemente referida desde que Vitorino Nemésio chamou a atenção, no Corsário das Ilhas, para este "habitat rural tão nobremente urbano", ainda não foi, contudo, alvo de qualquer estudo sistemático e científico.

Com a exposição na Casa Museu Ramo Grande, e partindo do impulso dado pela investigação realizada em torno do Inventário do Património Imóvel do Concelho da Praia da Vitória, pretende dar-se mais um passo no conhecimento e divulgação da Arquitetura do Ramo Grande procurando, simultaneamente, contribuir para a sua preservação e valorização.

Inscrições limitadas aqui.

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.